Turismo e Cultura> Rotas e Roteiros Turísticos> Circuito Vale Histórico
 
OPY Imagens. Fazenda Resgate. São José do Barreiro/ SP
OPY Imagens. Fazenda Resgate. São José do Barreiro/ SP

Circuito Vale Histórico, o visitante tem a oportunidade de conhecer cidades que contam as histórias remanescentes dos tempos café e dos tropeiros

 
Viajar ao Vale do Paraíba, passando pelos municípios do Circuito Vale Histórico, é retornar aos séculos XVIII e XIX, à época das fazendas dos Barões do Café. O Brasil naquela época já não era mais uma colônia, e a emergente e poderosa aristocracia rural adotava o código de conduta, a maneira de morar, de se vestir e de se expressar da corte francesa, a mais influente da época.

O ouro que vinha das minas gerais passava por ali, atravessando a Serra do Mar em direção ao porto de Paraty, para ser embarcado para o Rio de Janeiro e de lá para a Europa. Ao longo deste percurso, foram aparecendo povoados que serviam de pouso para viajantes e tropeiros, dando origem a este roteiro.

A situação começa a mudar a partir do início do século XIX, quando chega à região a cultura do café, baseada nas grandes propriedades e no emprego da mão-de-obra escrava. As terras férteis do vale e o clima propício para o café atrairiam investimentos para a construção de grandes fazendas, hoje visitadas por muitos turistas.

A região oferece grande diversidade de atrativos que contemplam o ecoturismo, o turismo rural, de aventura e esportes radicais, o religioso, o histórico-cultural, agradando visitantes de todos os perfis. O Parque da Serra da Bocaina é um espetáculo à parte, com cachoeiras, flora e fauna com paisagens únicas, além da Cachoeira do Veado, uma das maiores cachoeiras do Estado de São Paulo, com cerca de 200m.

Um precioso acervo histórico-cultural é a Casa da Cultura, de 1825, guardando memórias da região e de moradores ilustres como Monteiro Lobato.

OPY Imagens. Cidade de Areias/ SP
 
 
Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais!
Arraste o mouse sobre a cidade no mapa para ver seu nome, identificar a localização e poder visitá-la no portal.
 
    Cidades que fazem parte do roteiro:
 

Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.

 
    Acessos
 

• BR 116 - Rodovia Presidente Dutra
• SP 070 - Rodovia Carvalho Pinto
• SP 068 - Estrada dos Tropeiros

 
    Serviço e links sobre o assunto:
OPY Imagens. Praça central. Areias/ SP
Para saber mais:
Site oficial do Circuito do Vale Hitórico
Turismo e Cultura de São Paulo
Bens Tombados pelo Patrimônio Histórico
 
Contatos:
turismo@bananal.sp.gov.br
(12) 3116 2007
O contato pode ser feito diretamente com as prefeituras.
O Portal Cidades Paulistas oferece o site oficial de todas
as cidades de São Paulo. Acesse o site oficial e outras
informações clicando sobre elas.
 

Nota: Esta seção tem como objetivo apresentar algumas composições de passeios turísticos nas cidades afim de ajudá-lo nas suas pesquisas para a criação de roteiros, visitações, passeios, etc. Recomendamos que, antes de viajar, entrem em contato com os responsáveis ou visitem os links indicados para mais detalhes.

 
OPY Imagens. Praça central. Areias/ SP
 

 

Proibida a reprodução das imagens desta seção. Copyright OPY | Portal Cidades Paulistas. Opy Editora Ltda

 
 
Dica: Fique ligado no Twitter OPYCidades para dicas das cidades. Caso tenha sugestões
de temas sobre os roteiros apresentados, basta enviar um
e-mail para contato@cidadespaulistas.com.br com seus dados e a fonte pesquisada. Desta forma, vocâ ajuda a divulgar o que há de interessante para se conhecer
e visitar nas cidades paulistas.
 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo