Turismo e Cultura> Rotas e Roteiros Turísticos> Estrada Real
 
OPY Imagens. Trem em Queluz/ SP
OPY Imagens. Trem em Queluz/ SP

Estrada Real, entre cânios,
cachoeiras e cavernas

 
A Estrada Real é um complexo de mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história do Brasil.

A Estrada Real passa pelo Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foi construída nas idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. É uma oportunidade do turista reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história, é também uma oportunidade de conhecer, entre os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Há vários tipos de caminhos que o turista pode escolher:

Caminho dos Diamantes, que vai de Diamantina/ MG até Ouro Preto, onde se percorre cerca de 350 quilômetros na companhia da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e de suas paisagens exuberantes. Por ele acessa-se cinqüenta municípios. "Aberto por bandeirantes em busca de pedras preciosas, foi oficialmente criado pela Coroa Portuguesa, no século XVIII, quando o Brasil era colônia de Portugal. Redescoberto como destino turístico, substitui a aventura da busca por ouro e diamantes pela adrenalina de superar os desafios do relevo acidentado.

Caminho Velho, que vai do Oceano Atlântico até as minas, somando-se 630 km. A parada final é Outro Preto, ponto central da Estrada Real. Passa-se por 38 cidades. Foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora.
O Caminho Novo, rota desenhada entre 1722 a 1725. Do Porto de Estrela, na cidade de Magé/ RJ, até Ouro Preto/MG, ele liga o litoral e o Estado de Minas Gerais. São 515 km que guardam vestígios da época mineradora.  Caminho do Sabarabuçu. São 16 km de montanhas, cachoeiras e selva preservadas, entre as os distritos de Cocais (Barão de Cacais) e Glaura (Ouro Preto)

OPY Imagens. Detalhe de edifício. Cachoeira Paulista/ SP
 
 
Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais! Clique para saber mais!
Arraste o mouse sobre a cidade no mapa para ver seu nome, identificar a localização e poder visitá-la no portal.
 
    Cidades que fazem parte do roteiro:
 

Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro, São Luíz do Paraitinga, Silveiras, Taubaté, Tremembé.

 
    Acessos
 

A Sede do Instituto Estrada Real fica em Minas Gerais. Existem diversas opções de Roteiros e Caminhos
e o turista pode escolher seu ponto de partida.

 
    Serviço e links sobre o assunto:
OPY Imagens. Antiga estação de trem. Cachoeira Paulista/ SP
Para saber mais:
Site da Estrada Real
Turismo e Cultura de São Paulo
Bens Tombados pelo Patrimônio Histórico
 
Contatos:
estradareal@estradareal.org.br
(31) 3241 7166
O contato pode ser feito diretamente com as prefeituras.
O Portal Cidades Paulistas oferece o site oficial de todas
as cidades de São Paulo. Acesse o site oficial e outras
informações clicando sobre elas.
 

Nota: Esta seção tem como objetivo apresentar algumas composições de passeios turísticos nas cidades afim de ajudá-lo nas suas pesquisas para a criação de roteiros, visitações, passeios, etc. Recomendamos que, antes de viajar, entrem em contato com os responsáveis ou visitem os links indicados para mais detalhes.

 
OPY Imagens. Antiga estação de trem. Cachoeira Paulista/ SP
 

 

Proibida a reprodução das imagens desta seção. Copyright OPY | Portal Cidades Paulistas. Opy Editora Ltda

 
 
Dica: Fique ligado no Twitter OPYCidades para dicas das cidades. Caso tenha sugestões
de temas sobre os roteiros apresentados, basta enviar um
e-mail para contato@cidadespaulistas.com.br com seus dados e a fonte pesquisada. Desta forma, vocâ ajuda a divulgar o que há de interessante para se conhecer
e visitar nas cidades paulistas.
 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo