O Circuito é composto por
3 Roteiros Temáticos: o Histórico e Cultural com 10 dias, o Ecológico e Rural com 5 dias e o Científico e Ambiental com 1 dia.
São sugestões para que o visitante conheça a diversidade e riqueza dos atrativos da região de forma autônoma.
A maioria dos atrativos é acessada por via terrestre. Alguns exigem agendamento prévio. Outros podem apresentar pequeno grau de dificuldade para serem acessados. As Centrais de Informações Turísticas instaladas nos municípios são um importante apoio ao visitante.
Roteiro Histórico e Cultural
1º dia - Bertioga
Neste dia, o turista terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história de colonização, cultura, costumes, crenças e Meio Ambiente. O contato com os indígenas na Aldeia Silveiras, permite um resgate de raízes. Passando pela Vila de Itatinga, Riviera de São Lourenço, Forte São João e a Casa de Cultura.
2º dia - Guarujá
Esse dia é iniciado pela região conhecida como “Rabo do Dragão”, com uma caminhada à Ermida de Santo Antônio do Guaibê e às ruínas do Forte São Luiz, pela Trilha da Praia Branca. O tajeto passa pela Enseada com visita ao Acqua Mundo e o Teatro Procópio Ferreira, Pitangueiras com visita ao carro fúnebre e a Maria Fumaça, e a Fortaleza da Barra Grande, cujo acesso é feito por Santos.
3º, 4º, 5º e 6º dia - Santos
A Cidade de Santos é uma das principais estâncias balneárias do País. Estão agrupados neste roteiro atrativos que abrigam diversos acervos do município, num panorama cultural diversificado, repleto de boas surpresas. Exemplos de atrativos são o Centro Histórico, o Estádio do Santos Futebol Clube, o Mosteiro de São Bento, as Ruínas do Engenho dos Erasmos, o Memorial Necrópole Ecumênica, e a Oficina Cultura Patrícia Gavão. |
|
7º dia - Cubatão
A atração principal é passar pelos monumentos contruídos em 1922, pelo então presidente Washington Luiz para comemorar o Centenário da Independência. Pelo caminho se conhece também um pouco da saga dos desbravadores rumo ao planalto, vencendo a grande barreira da Serra do Mar.
8º dia - São Vicente
São Vicente é uma cidade impotantíssima na história da colonização de nosso país e que reserva belezas que merecem ser visitadas.
9º dia - Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém
O trajeto percorre 3 municípios, com início em Praia Grande, na Fortaleza de Itaipu, fundada no início do século passado para tornar a proteção do estuário do Porto de Santos mais moderna. Já em Mongaguá, o destaque é para a fé retratada na imagem de Nossa Senhora Aparecida. Itanhaém, a segunda vila mais antiga do Brasil fecha a programação desse dia. Fundada em 22/04/1532 por Martim Afonso de Souza, teve importante papel no período colonial.
10º dia - Peruíbe
Ruínas, sambaquis, vestígios de antigos povos, a primeira cape-la do Brasil adornada por mosaicos e um moderno aquário inaugurado recentemente, são as sugestões para esse primeiro dia a cidade. Desfrutando de um cenário especial, o turista poderá fechar esse dia no Chão de Pedra, na estrada do Guaraú.
Roteiro Ecológico e Rural
1º dia - Bertioga
De uma reserva indígena que preserva traços importates de sua cultura, tanto de cultivo como de hábitos, a uma usina hidrelétrica em funcionamento, que mantém no local uma comunidade de trabalhadores. O acesso á Vila é feito por travessia de balsa e uma viagem de 7,5 km num dos bondinhos de Itatinga; pode-se também chegar ao local após uma viagem de três horas em barco pelos canais do Estuário de Bertioga e pelo Rio Itapanhaú, tudo isso ecompanhado pela exuberância da Mata Atlântica. |
|
2º dia - Santos
O roteiro tem início no bairro Bom Retiro, onde está situado o Parque Chico Mendes, responsável pelo cultivo das belas espécies encontradas nos Jardins da Orla enas áres verdes da cidade. O restante do dia será desfrutado na Área Continental de Santos, que abriga atividades rurais e propriedades históricas que preserva trechos de Mata Atlântica com diferentes formações florestais, fauna diversificada, rios, córregos e cachoeiras. Foi espaço destinado á catequese dos índios pelos jesuítas e grande produtora de bananas.
3º dia - São Vicente, Cubatão e Mongaguá
O roteiro contempla 3 municípios tendo início em São Vicente, cidade impotantíssima na história da colonização de nosso país e que reserva belezas de fauna e flora que merecem ser visitadas. Em Cubatão o turista pode conhecer as riquezas ambientais e naturais do município, além da recuperação ambiental da região.
Em Mongaguá as opções são de lazer, entretimento e contemplação das belezas naturais do município. Em suma, o dia proporciona ao turista contato com a natureza, descanso e sossego em uma região litorânea.
4º dia - Itanhaém e Peruíbe
Atividades desenvolvidas nas áreas rurais de Itanhaém e Peruíbe, além de saborear a culinária local. O Parque Estadual da Serra do Mar abrange 28 municípios - entre else: Cubatão, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente - e representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil. É a mais extensa unidade de conservação do Estado e detém a maior parte das nascentes dos rios que vertem para o Atlântico. |
|
5º dia - Peruíbe
O roteiro tem início no Guaraú - que significa garça vermelha - cuja oferta de atrativos é ampla. O complexo ecológico Juréia-Itatins, com cerca de 80 mil hectares - a quarta maior área de conservação de Estado de São Paulo. Constitui o Mosaico da Juréia-Itatins, o Parque Estadual do Itinguçu, a RDS da Barra do Una, a RDS da Guaritama e o Refúgio Estadual da Vida Silvestre das ilhas de Guaráu e da Guaritama. Comunidades caiçaras e caboclas são encontradas na região.
Roteiro Científico e Ambiental
1º dia - Cubatão
De uma reserva indígena que preserva traços importates de sua cultura, tanto de cultivo como de hábitos, a uma usina hidrelétrica em funcionamento, que mantém no local uma comunidade de trabalhadores. O acesso á Vila é feito por travessia de balsa e uma viagem de 7,5 km num dos bondinhos de Itatinga; pode-se também chegar ao local após uma viagem de três horas em barco pelos canais do Estuário de Bertioga e pelo Rio Itapanhaú, tudo isso ecompanhado pela exuberância da Mata Atlântica.
O Circuito é uma iniciativa do Santos e Região Convention & Visitors Bureau com o SEBRAE.
Os roteiros são comercializados por agências de viagem
da região. |