Turismo e Cultura> Rotas e Roteiros Turísticos> Caminho da Fé
 
Foto: OPY Imagens
OPY Imagens

Caminho da Fé, baseado no Caminho de Santiago de Compostela na Espanha,
foi criado para proporcionar momentos de reflexão profunda

 
Caminho da Fé
Credenciais. O peregrino, conforme os locais que passa, recebe um carimbo que, no final do trajeto escolhido, o certifica.

O Caminho da Fé foi inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) e foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.

São 497 km, dos quais aproximadamente 300 km, atravessam a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. O caminho proporciona momentos de reflexão, fé e integração com a natureza.

Conforme caminha, o peregrino vai fazendo paradas, pernoitando nas pousadas simples, contribuindo com o desenvolvimento das cidades por onde passa.

"Caminho da Fé" é o nome dado para a trilha e "pousada" é o nome dos locais de pernoite para os peregrinos.

São peregrinos oriundos de todos os lugares do mundo e pode ser feito tanto a pé como de bicicleta.

As saídas são diárias e não são formados grupos. O caminho pode ser feito sozinho ou com outras pessoas. O peregrino pode escolher o local de partida.

O trajeto dura a pé de 17 a 20 dias, caminhando entre 20 e 30 km por hora. De bicicleta, tem duração de 8 a 10 dias. A credencial é um documento que o peregrino retira na cidade de partida. No site do Caminho da Fé, você confere o local de retirada destas credenciais, bem como outras embromações para o peregrino.

O Caminho da Fé foi inaugurado em 11 de fevereiro de 2003, na cidade de Águas da Prata, no Estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais. No mesmo ano foi criada a Associação dos Amigos do Caminho da Fé, na mesma cidade.

Várias recomendações são feitas como aos menores de 18 anos, que só podem fazer o caminho acompanhados pelos pais ou com autorização do Juizado de Menores.  É preciso ter bom fôlego para enfrentar declives e aclives, se possível caminhar acompanhado, pois podem ocorrer imprevistos. A responsabilidade é do caminhante.

Outras considerações você encontra no site oficial.

 
Clique para saber mais!Clique para saber mais!Clique para saber mais!Clique para saber mais!São João da Boa VistaVargem Grande do SulCasa BrancaSão CarlosDescalvadoPorto FerreiraSanta Rita de Passa QuatroSão SimãoCravinhosTambaúSanta Rita do ViterboMococaÁguas da PrataSão Sebastião da Grama São José do Rio Pardo Campos do Jordão Pindamonhangaba Aparecida
Arraste o mouse sobre a cidade no mapa para ver seu nome, identificar a localização e poder visitá-la no portal.
 
    Cidades que fazem parte do roteiro:
Municípios Paulistas: Águas da Prata, Aparecida, Campos do Jordão, Casa Branca, Cravinhos, Descalvado, Mococa, Pindamonhangaba, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, São Simão, Tambaúe Vargem Grande do Sul.

Municípios Mineiros: São Roque da Fartura, Andradas, Serra dos Lima, Barra, Crisólia, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, Luminosa, Campista.
 
    Acessos
  O peregrino pode escolher seu ponto de partida entre as cidades que fazem parte do Caminho da Fé. Acessando o link de cada cidade, você tem, além de mapa de acessos, outras informações que podem ser úteis para o seu planejamento.
    Serviço e links sobre o assunto:
Foto: OPY Imagens - Charola com Santo Antônio  
Para saber mais:
Site Oficial do Caminho da Fé
Portal do Peregrino - Diário de Oswaldo Buzzo
Turismo e Cultura de São Paulo
Bens Tombados pelo Patrimônio Histórico
 
Contatos:
contato@caminhodafe.com.br
(19) 3642 2751
O contato pode ser feito diretamente com as prefeituras.
O Portal Cidades Paulistas oferece o site oficial de todas
as cidades de São Paulo. Acesse o site oficial e outras
informações clicando sobre elas.
 

Nota: Esta seção tem como objetivo apresentar algumas composições de passeios turísticos nas cidades afim de ajudá-lo nas suas pesquisas para a criação de roteiros, visitações, passeios, etc. Recomendamos que, antes de viajar, entrem em contato com os responsáveis ou visitem os links indicados para mais detalhes.

Foto: OPY Imagens - Charola com Santo Antônio

 

Proibida a reprodução das imagens desta seção. Copyright OPY | Portal Cidades Paulistas. Opy Editora Ltda

 
 
Dica: Fique ligado no Twitter OPYCidades para dicas das cidades. Caso tenha sugestões
de temas sobre os roteiros apresentados, basta enviar um
e-mail para contato@cidadespaulistas.com.br com seus dados e a fonte pesquisada. Desta forma, vocâ ajuda a divulgar o que há de interessante para se conhecer
e visitar nas cidades paulistas.
 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo