Mapas temáticos, regiões e cidades> Principais Represas
 
 
Notícia recente sobre a ocupação irregular às margens de represas:

O prefeito de São Paulo criou a Inspetoria da Guarda Ambiental, vinculada à Guarda Civil Metropolitana (GCM). A partir de 2007, áreas de reserva de mananciais e de proteção ambiental da Cidade de São Paulo dispõem de um reforço na fiscalização para evitar ações depredatórias, ocupações irregulares e proteger o patrimônio ambiental do Município.

Na primeira fase, os trabalhos se concentrarão na Zona Sul, onde estão as bacias hidrográficas das Represas Guarapiranga, Billings e dos rios Capivari e Mono. O principal objetivo da Guarda Ambiental será conter as ocupações irregulares. Posteriormente, serão destacadas equipes para fiscalizar outras regiões da Capital.

A foto abaixo mostra a ocupação irregular às margens de represas
no Estado de São Paulo


Foto: Nelson Kon

Uma das propostas discutidas pelo governo paulista em Brasília é a que pretende beneficiar 44.353 mil famílias que residem às margens das represas Guarapiranga e Billings. O projeto da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia prevê a construção de unidades habitacionais, redes coletoras, guias, sarjetas em 45 favelas que circundam a área.

Com isso, a idéia é por fim ao lançamento de dejetos nas represas Guarapiranga, responsável pelo abastecimento de 4 milhões de pessoas da zona Sul da Capital, e Billings, encarregada de fornecer água para 1,6 milhão de habitantes da região do ABC paulista.

Nesse projeto, batizado de Manancial, o governo estadual pretende aplicar R$ 1,09 bilhão, sendo R$ 600 milhões provenientes do PAC. A contrapartida será retirada do próprio orçamento estadual e também de empréstimos aprovados juntos a organismos internacionais como o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) e Banco Mundial.
Todos os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas: Ministério dos Transportes DNITPrefeitura da Cidade de São PauloGoverno do Estado de São Paulo • 2008