A Região Metropolitana de São Paulo é o maior centro urbano do país e a principal metrópole da América do Sul. É formada pela capital, São Paulo, e mais 38 municípios, que juntos abrigam mais de 19 milhões de habitantes.Com uma população constituída por diferentes raças e culturas, a capital paulista possui mais de 10 milhões de habitantes. Há presença de grandes colônias de imigrantes e descendentes de italianos, japoneses, judeus, árabes, portugueses, espanhóis e coreanos.
A metrópole, terceira maior do mundo, gera cerca de 20% do PIB nacional e responde por cerca de 53% do produto gerado na indústria , 71% em serviços e 50% do comércio do Estado.
É um dos parques industriais mais diversificados da América Latina, com elevado grau de articulação entre os diversos ramos, cujo exemplo mais visível é o da indústria automotiva. A maior parte das empresas deste setor está localizada nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema.
Os segmentos industriais mais significativos são: químico (20% do produto industrial gerado na região), automotivo (12,5%), alimentos e bebidas (9,2%), máquinas e equipamentos (8,2%), editorial e gráfico (7,1%), material elétrico (6,3%) e artigos de borracha e plástico (5,1%).
Vários setores da indústria exibem participações expressivas no produto industrial do Estado: 90% da indústria editorial está concentrada na Região Metropolitana; a indústria de confecção e vestuário e a indústria de máquinas e equipamentos de informática equivalem a 73% e 72%, respectivamente; os segmentos de produtos químicos, artigos de plástico e material elétrico participam, cada um, com mais de 60% do total do Estado.
Nos serviços, destaca-se o segmento de telecomunicações: a região concentra 95,2% do valor adicionado no Estado. Também têm forte participação os serviços técnicos às empresas (86%), atividades de informática (86%), correios (80%) e serviços auxiliares às empresas (79%). O setor de serviços ocupa 51% da mão-de-obra da região (mais de 2 milhões de trabalhadores).
O comércio da Região Metropolitana responde por cerca de 57% do valor total gerado nessa atividade no Estado. O comércio atacadista tem grande peso na economia, haja visto que a região é um importante centro de distribuição de produtos. No comércio varejista, há presença das grandes redes nacionais e internacionais. Destaca-se também na capital o comércio especializado, como a rua 25 de Março (Utilidades, artigos de cama, mesa e banho, bijuterias), rua Santa Efigênia (Eletroeletrônico), Rua da Consolação (material elétrico e iluminação), rua José Paulino (Confecções), rua Paula Souza (artigos para restaurantes e cozinha industrial), Rua Gabriel Monteiro da Silva (decoração), rua Florêncio de Abreu (ferramentas e equipamentos), entre outras.
A capital abriga os mais modernos complexos industriais, avançada rede de serviços pessoais e comerciais, além dos principais grupos financeiros do país, incluindo as sedes dos principais bancos nacionais e internacionais. Também estão sediadas no munícipio empresas globais de consultoria e contabilidade e importantes confederações de classes empresarias, comerciais e financeiras, como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Além disso, há cerca de 40 câmaras de negócios, como a Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amchan-SP), a segunda maior câmara americana de comércio do mundo.
O mercado financeiro de São Paulo está entre os principais das Américas. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), onde as ações das empresas nacionais são negociadas, e a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), a maior do Brasil em negócios financeiros, estão situadas na capital.
|
|
As companhias que se instalam na Região Metropolitana de São Paulo contam com uma série de vantagens, como moderna e completa infra-estrutura de telecomunicações e de tecnologia da informação, força de trabalho altamente qualificada e desenvolvido setor de serviços para empresas.
A metrópole é servida por uma malha de rodovias que ligam as regiões do Estado de São Paulo aos Estados vizinhos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
O aeroporto de Congonhas, no município de São Paulo, e o de Cumbica, no município de Guarulhos, são os líderes brasileiros em pouso e decolagem de aeronaves, com conexões para qualquer parte do Brasil e do mundo.
Com uma ampla rede de escolas públicas e particulares, centros de pesquisa, escolas de língua estrangeira e universidades, a Região Metropolitana de São Paulo tem como foco a qualidade do ensino. A Universidade de São Paulo – (USP) é a maior instituição de ensino superior e de pesquisa do país. As unidades de ensino estão distribuídas em seis campi universitários: um na capital paulista, e os cinco restantes nas cidades de Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. A USP oferece 202 cursos de graduação e 220 de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento. Já o campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na capital, oferece, cursos de graduação e pós-graduação em Artes e Música.
No campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), também na capital, há cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Tecnologia Oftálmica. Destacam-se também no ensino, a Fundação Getúlio Vargas (FGV); o Centro Paula Souza; o Instituto de Física Teórica (IFT); o Institutos de Estudos Avançados (IEA). Além desses, há também o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares , Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Instituto de Eletrotécnica e Energia, Instituto Butantan, Centro de Biologia Marinha, Instituto de Medicina Tropical, Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, Instituto Pasteur, Instituto Adolfo Lutz, Instituto Biológico e Centro Cochrane do Brasil.
O município de São Paulo destaca-se como pólo gastronômico, com grande concentração de restaurantes sofisticados e de padrão internacional. A cidade oferece comidas típicas de todas as regiões do Brasil e dos cinco continentes.
São Paulo sedia grande número de eventos por ano, entre eles o Grande Prêmio de Fórmula 1, a Mostra Internacional de Cinema, Semana Internacional da Moda (Fashion Week) e a Fenasoft, uma das maiores feiras de informática do mundo. Com mais de 240 mil m2 de espaço útil, a cidade realiza inúmeras feiras e congressos em locais, como o Parque Anhembi, Expo Center Norte, Centro de Convenções Rebouças, ITM Expo e Centro de Convenções Imigrantes. Tudo isso mostra a forte vocação da cidade para o turismo de negócios. Os empreendedores e visitantes encontram na capital uma excelente estrutura hoteleira em constante crescimento e comparável às melhores do mundo. Só na última década, mais de US$ 500 milhões foram investidos no setor hoteleiro.
São Paulo conta com conceituados e bem equipados centros de medicina . A capital é referência em atendimento médico-hospitalar na América Latina, destacando-se, entre outros, o Hospital Israelita Albert Einstein, maior centro transplantador hepático da América Latina, o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital das Clínicas; o Hospital do Câncer, o Hospital Beneficência Portuguesa e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
A cidade oferece uma intensa vida artística e cultural. Entre as atrações turísticas estão os museus, centros culturais, monumentos históricos, parques, praças, feiras de artesanato e alimentação, teatros e casas de espetáculos.
|