Conheça as Cidades Paulistas> Região de Franca
 
 
    Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
Adquira este mapa aqui/ Get this map here Adquira este mapa/ Get this map here
 
    A Região:

• Possui ampla rede de serviços voltados às exportações.

A Região de Franca está localizada no norte do Estado de São Paulo, entre os três maiores centros econômicos do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), em uma área reduzida, que representa 4,2% do território paulista. A região concentra apenas 3,6% da população do Estado com 639.463 habitantes distribuídos em uma área de 10.380 km2. A região é composta por 23 municípios, que são bastante contrastantes entre si. Enquanto em Franca e São Joaquim da Barra 98% da população é urbana e a densidade demográfica supera 500 habitantes por km2, em Cristais paulistas a taxa de urbanização e de apenas 62% e em Buritizal a densidade é de 13,8 hab/km2.

 
    Cidades da região: 23 cidades
 
Aramina
Batatais
Buritizal
Cristais Paulista
Franca
Guará
Igarapava
Itirapuã
Ituverava
Jeriquara
Miguelópolis
Patrocínio Paulista
Pedregulho
Restinga
Ribeirão Corrente
Rifaína
São José da Bela Vista
Ipuã
Morro Agudo
Nuporanga
Orlândia
Sales Oliveira
São Joaquim da Barra
 

Dica: Conhecer a região é uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
A região é conectada às Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas pela rodovia SP-330. A SP-334, que liga o município de Franca a Ribeirão Preto é outra rodovia importante da região. O Aeroporto Estadual Tn. Lund Presetto, em Franca, é o único disponível na região.
 
    Economia:

A Região Administrativa de Franca é um pólo economicamente dinâmico que teve origem no início do século XVIII, com o desbravamento dos bandeirantes e posterior colonização de imigrantes, os introdutores da criação de gado e implantação das primeiras lavouras locais. Se no passado foi o café, hoje a agricultura da região é impulsionada pelo cultivo da cana-de-açúcar (associado à produção de açúcar e álcool), grãos (soja, milho e sorgo, principalmente), plantações silvícolas e a própria cafeicultura que ainda ocupa áreas significativas.

Por outro lado, a atividade agropecuária (pastagens com gado de leite e de corte) dinamiza diversos outros setores da economia, chegando, em municípios marcadamente agrícolas, a estimular atividades correlacionadas - comercialização de sementes e insumos, pesquisa e utilização de novos cultivares e prestação de assistência técnica, entre outras.
 
A região francana é economicamente movida por diversos tipos de indústria de transformação: metal-mecânicas, moveleiras, alimentícias, elétricas, fertilizantes, usinas de açúcar, álcool etc. Sede da região administrativa, o município de Franca é famoso pelo seu desempenho na indústria calçadista, concentrando 6% da produção nacional e exportando a maior parte deste montante.

Às produtoras de calçados se ligam a fornecedores de insumos, fabricantes de equipamentos, comércio exterior e prestadores de serviços, dinamizando a economia local. Franca emprega mais de 50 mil trabalhadores formais na indústria, no comércio, em serviços e na agricultura. Em Buritizal, a indústria também é a maior empregadora. Já em localidades como Aramina, Batatais e Cristais Paulista é o setor de prestação de serviços quem mais contrata. Orlândia, Morro Agudo e Sales Oliveira mantêm uma combinação dessas atividades.

 
    Educação:

Quanto à escolaridade a região ainda situa-se em nível pouco inferior ao restante do Estado.

As principais unidades de ensino e pesquisa são:

• Universidade Estadual Paulista - Campus de Franca;
• Centro Paula Souza.  

 
    Principais Cidades:
• Franca
• São Joaquim da Barra
• Batatais
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades
Mapas Temáticos de São Paulo