Conheça as Cidades Paulistas> Região de Barretos
 
 
    Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
Adquira este mapa / Get this map here Adquira este mapa/ Get this map here
 
    A Região:

A Região de Barretos está localizada no oeste de São Paulo e é uma das menores do Estado. São apenas 19 municípios, que ocupam 3% do território paulista. A Região Administrativa de Barretos apresenta a terceira menor taxa de crescimento populacional do Estado. A Região Administrativa tem em sua sede, o município de Barretos, seu maior pólo (26% da população regional), que, somado a Bebedouro, Olímpia, Guaíra e Monte Azul Paulista, abriga mais de 70% da população.

 
    Cidades da região: 12 cidades
 
Altair
Barretos
Bebedouro
Cajobi
Colina
Colômbia
Embaúba
Guaíra
Guaraci
Jaborandi
Monte Azul Paulista
Olímpia
Pirangi
Severinia
Taiacu
Taiuva
Terra Roxa
Viradouro
Vista Alegre do Alto
 

Dica: Acesse aqui a TABELA DE DISTÂNCIAS ENTRE AS CIDADES DESTA REGIÃO, uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
A rodovia SP-326 é a principal da região, desaguando na SP- 310, que leva às Regiões Metropolitanas de Campinas e de São Paulo. Há aeroportos regionais nos municípios de Barretos e de Bebedouro.
 
    Economia:

A economia é marcada pela agropecuária e as indústrias a ela relacionadas, destacando-se as culturas de cana-de-açúcar e de laranja, o feijão, o sorgo, a borracha, a criação de gado e corte e de elite.
Além da indústria de carne e de suco de laranja, a agricultura local também favoreceu a indústria de fertilizantes, a comercialização de produtos agrícolas e a prestação de serviços ligados à citricultura. A maior parte dos abatedouros e frigoríficos localiza-se no município de Barretos, que, assim como Bebedouro, é importante produtor de frutas cítricas.
A indústria da região é pouco complexa. O conjunto de atividades industriais ocupa em torno de 10 mil pessoas. Desse total, metade corresponde a empregos na indústria de alimentos e bebidas, que responde por 86,7% do valor adicionado industrial da região. Os demais ramos da indústria são pouco expressivos: o refino de álcool e a indústria de confecções empregam cerca de 500 pessoas cada. Considerando que a indústria não é tão significativa na geração de empregos na região, observa-se que o comércio e os serviços acabam por agregar um contingente mais expressivo de trabalhadores.

 
    Educação:

A região de Barretos classificou-se em sétimo lugar no Estado em nível de escolaridade. As taxas de cobertura dos ensinos fundamental e médio na região excederam a média do Estado e todos os municípios ampliaram a parcela da população jovem com o ensino fundamental completo.

A principal unidade de ensino e pesquisa da região é o Centro Paula Souza. 

 
    Principais Cidades:
• Barretos
• Bebedouro
• Olímpia
• Guairá
• Monte Azul Paulista
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades
Mapas Temáticos de São Paulo