Conheça as Cidades Paulistas> Região de Presidente Prudente
 
    Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
 
    A Região:

A região administrativa de Presidente Prudente é composta por 53 municípios e está localizada no extremo oeste do Estado de São Paulo, na divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul. Tem apresentado, nas últimas décadas, as menores taxas de crescimento do Estado, em torno de 0,8% ao ano, trata-se da região com a terceira menor taxa de urbanização estadual. Entre os municípios, esse índice oscila de 26,1%, em Rosana, a 98%, em Presidente Prudente. Ocupando somente 10% do território estadual e concentrando 2,1% da população, a região apresenta a segunda menor densidade demográfica do Estado (9,6 hab./km2). Regionalmente, a menor densidade pertence à Marabá Paulista (3,9 hab/km2) e as maiores à Presidente Prudente e Osvaldo Cruz (superiores a 100 hab./km2).

 
    Cidades da região: 53 cidades
 
Adamantina
Flora Rica
Flórida Paulista
Inúbia Paulista
Irapuru
Lucélia
Mariápolis
Osvaldo Cruz
Pacaembu
Pracinha
Sagres
Salmourão
Dracena
Junqueirópolis
Monte Castelo
Nova Guataporanga
Ouro Verde
Panorama
Paulicéia
Santa Mercedes
São João do Pau d'Alho
Tupi Paulista
Alfredo Marcondes
Álvares Machado
Anhumas
Caiabu
Caiuá
Emilianópolis
Estrela d'Oeste
Euclides da Cunha Paulista
Iepê
Indiana
Marabá Paulista
Martinópolis
Mirante do Paranapanema
Nantes
Narandiba
Piquerobi
Pirapozinho
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão dos Índios
Rosana
Sandovalina
Santo Anastácio
Santo Expedito
Taciba
Tarabaí
Teodoro Sampaio
 

Dica: Acesse aqui a TABELA DE DISTÂNCIAS ENTRE AS CIDADES DESTA REGIÃO, uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
Além de estar na área de influência da Hidrovia Tietê–Paraná, a região se liga por ferrovia a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e à capital paulista pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
 
    Economia:

A região é uma das áreas em que o setor rural mais se sobressai, e a sua economia tem base na agricultura, na pecuária e nas atividades agroindustriais. Apesar de o comércio local ter grande importância tanto na geração de empregos (emprega 42,2% da mão-de-obra) como na geração de riqueza (responde por 23% do valor adicionado), as atividades de agropecuária e de agroindústria se destacam na Região de Presidente Prudente.

Com boa criação de gado, a região é grande produtora de carne bovina, sendo responsável por cerca de 18% da produção total do Estado e a maior exportadora nacional desse produto, além de ser considerada uma das maiores bacias leiteiras do país. A produção de cana-de-açúcar e de ovos também contribui para formar o perfil agropecuário da região.

A região apresenta atividade industrial pouco significativa, sendo responsável por apenas 0,4% do valor adicionado e 1,1% do pessoal ocupado da indústria estadual. A fabricação de alimentos e bebidas, com fortes ligações com a criação de gado, é a atividade que mais se destaca na região. A produção de álcool, com a presença de importantes usinas de cana-de-açúcar, também tem peso na indústria regional. Além desses segmentos, sobressai-se ainda a indústria de confecção de vestuário e acessórios, principal geradora de empregos na região.

 
    Educação:

A Região Administrativa de Presidente Prudente, em confronto com as demais regiões do Estado, é a que apresenta o segundo mais elevado indicador de escolaridade, só perdendo para a Região Administrativa de Araçatuba. As principais unidades de ensino e pesquisa na região administrativa de Presidente Prudente são:

• Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp;
• UNESP
Campus de Rosana;
• UNESP
Campus de Dracena.

 
    Principais Cidades:
• Presidente Prudente
• Presidente Epitáfio
• Presidente Venceslau
• Martinópolis
• Rosana
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades