Conheça as Cidades Paulistas> Região de São José do Rio Preto
 
 
    Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
Adquira este mapa / Get this map here Adquira este mapa/ Get this map here
    A Região:

Territorialmente grande, economicamente importante, socialmente homogênea e com baixa densidade populacional, a região administrativa de São José do Rio Preto é composta por 96 municípios, localizada no extremo noroeste do Estado. A região agrupa cerca de 1,3 milhão de habitantes pouco concentrados: 50,9 habitantes por quilômetro quadrado. Cerca de 44% dos seus 96 municípios contam com população urbana inferior a 80% (a média estadual é de 93,4%). O município de São José do Rio Preto concentra 28% da população regional, e junto a Catanduva, Fernandópolis, Mirassol e Votuporanga, abriga cerca de metade dos habitantes da região.

 
    Cidades da região: 96 cidades
 
Ariranha
Catanduva
Catiguá
Elisiário
Irapuã
Itajobi
Marapoama
Novais
Novo Horizonte
Palmares Paulista
Paraíso
Pindorama
Sales
Santa Adélia
Tabapuã
Urupês
Estrela do Norte
Fernandópolis
Guarani d'Oeste
Indiaporã
Macedônia
Meridiano
Mira Estrela
Ouroeste
Pedranópolis
Populina
São João das Duas Pontes
Tualina
Aparecida d'Oeste
Aspásia
Dirce Reis
Dolcinópolis
Jales
Marinópolis
Mesópolis
Nova Canaã Paulista
Palmeira d'Oeste
Paranapuã
Pontalinda
Rubinéia
Santa Albertina
Santa Clara d'Oeste
Santa Fé do Sul
Santa Rita do Passa Quatro
Santa Salete
Santana da Ponte Pensa
São Francisco
Três Fronteiras
Urânia
Vitória Brasil
Adolfo
Bady Bassit
Bálsamo
Cedral
Guapiaçu
Ibirá
Icém
Ipiguá
Jaci
José Bonifácio
Mendonça
Mirassol
Mirassolândia
Monte Aprazível
Neves Paulista
Nipoã
Nova Aliança
Nova Granada
Onda Verde
Orindiúva
Palestina
Paulo de Faria
Planalto
Poloni
Potirendaba
São José do Rio Preto
Tanabi
Ubarana
Uchoa
União Paulista
Zacarias
Álvares Florence
Américo de Campos
Cardoso
Cosmorama
Floreal
Macaubal
Magda
Monções
Nhandeara
Parisi
Pontes Gestal
Riolândia
Sebastianópolis do Sul
Valentim Gentil
Votuporan
 

Dica: Acesse aqui a TABELA DE DISTÂNCIAS ENTRE AS CIDADES DESTA REGIÃO, uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
A rodovia SP-310 faz a ligação entre as Regiões de São José do Rio Preto e de Campinas, e daí há acesso aos principais aeroportos internacionais (Viracopos e Cumbica) e ao Porto de Santos. O Aeroporto de São José do Rio Preto é um dos maiores do interior do Estado.
 
    Economia:

A economia da Região de São José do Rio Preto é uma das menos industrializadas do Estado. As indústrias da região empregam apenas 25,3% da mão-de-obra local e geram 1% somente do valor adicionado da indústria estadual. Mirassol e Votuporanga abrigam indústrias moveleiras e de confecções. Sede da região, São José do Rio Preto mantém um relevante setor industrial (têxtil, metalúrgico, construção civil, alimentos, eletroeletrônico e látex, entre outros) e é também o principal pólo comercial e de serviços da noroeste paulista. O segmento de alimentos e bebidas, fortemente apoiado na agropecuária, é a atividade de maior peso, sendo responsável por 50,3% do valor adicionado da indústria regional, e empregando 30,3% do pessoal ocupado. A fabricação de artigos de borracha e plástico e a fabricação de produtos de metal vêm a seguir.

Em contrapartida, o setor agropecuário é um dos mais fortes de todo o país. A região de São José do Rio Preto tem uma economia fortemente apoiada na agropecuária, os produtos mais significativos da região são a cana-de-açúcar, a laranja, a carne bovina e o leite.  A cafeicultura era dominante na região até a década de 70 quando geadas, pragas, doenças e queda nos preços internacionais fizeram com o que o café deixasse de ser o principal produto da região. A decadência da cafeicultura implicou na diversificação agrícola, com a expansão das culturas de laranja, cana, seringueira, uva e pecuária leiteira. Em Votuporanga, clima, solo e topografia direcionaram as atividades agropecuárias para as culturas extensivas e a criação de gado leiteiro; ali ainda se destacam as lavouras de milho, algodão, laranja, arroz e café. Desde 2002, o município é sede do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, implantado pela Secretaria de Agricultura.

 
    Educação:

Na área educacional, São José do Rio Preto abriga sete instituições de ensino superior, sendo duas universidades estaduais; Catanduva possui quatro faculdades particulares.

As principais unidades de ensino e pesquisa são:

• Universidade Estadual Paulista - Campus de Sorocaba;
• Universidade Estadual Paulista - Campus de Itapeva;
• Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu – Unesp;
• Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp;
• Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP;
• Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu – Unesp;
• Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp;
• Centro Paula Souza.
 

 
    Principais Cidades:
• São José do Rio Preto
• Catanduva
• Mirassol
• Fernandópolis
• Votuporanga
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades
Mapas Temáticos de São Paulo