Conheça as Cidades Paulistas> Região de Sorocaba
 
 
    Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
Adquira este mapa / Get this map here Adquira este mapa/ Get this map here
    A Região:

A Região de Sorocaba é composta por 79 municípios em uma área de 41.077km2, é a maior região do Estado ocupando 16,5% do território paulista com quase 2,5 milhões de habitantes. Junto com Campinas, foi a região que mais cresceu em termos populacionais sendo a terceira maior concentração populacional de São Paulo. A região administrativa de Sorocaba é vizinha às regiões economicamente mais importantes do Estado (Campinas e a capital São Paulo).

 
    Cidades da região: 79 cidades
 
Águas de Santa Barbara
Arandu
Avaré
Barão de Antonina
Cerqueira César
Coronel Macedo
Fartura
Iaras
Itaí
Itaporanga
Manduri
Paranapanema
Piraju
Sarutaiá
Taguaí
Taquarituba
Tejupá
Anhembi
Areiópolis
Bofete
Botucatu
Conchas
Itatinga
Laranjal Paulista
Pardinho
Pereiras
Porangaba
Angatuba
Boituva
Campina do Monte Alegre
Capela do Alto
Cerquilho
Cesário Lange
Guareí
Itapetininga
Quadra
São Miguel Arcanjo
Sarapuí
Tatuí
Apiaí
Barra do Chápeu
Bom Sucesso de Itararé
Buri
Capão Bonito
Guapiara
Iporanga
Itaberá
Itaóca
Itapeva
Itapirapuã Paulista
Itararé
Nova Campina
Ribeira
Ribeirão Branco
Aluminio
Araçariguama
Araçoiaba da Serra
Ibiúna
Iperó
Itú
Jumirim
Mairinque
Piedade
Pilar do Sul
Porto Feliz
Salto
Salto de Pirapora
São Roque
Sorocaba
Tapiraí
Tietê
Votorantim
Alambari
Torre de Pedra
São Manuel
Riversul
Taquarivaí
Pratânia
Ribeirão Grande
 

Dica: Acesse aqui a TABELA DE DISTÂNCIAS ENTRE AS CIDADES DESTA REGIÃO, uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
A região é conectada à Região Metropolitana de São Paulo pelas rodovias Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270). As rodovias Santos Dumont (SP-075) e Marechal Rondon (SP-300) também cortam a região. Servem à região os aeroportos estaduais de Sorocaba e Tancredo de Almeida Neves (Botucatu), e Avaré/Arandu, possuindo uma das maiores movimentações do Estado em pousos e decolagens. A rede ferroviária que atravessa a cidade possibilita conexões com a capital e o porto de Santos.
 
    Economia:

A região sorocabana apresenta uma economia bastante dinâmica também por suas atividades agrícolas e pecuárias, caracterizadas pela presença de diversos tipos de lavouras e de criações de animais. Destaca-se a produção de milho, soja, banana, laranja, feijão, pêssego, trigo, cana-de-açúcar, criação de eqüinos e gado de corte e leite, agropecuária e avicultura.

O setor industrial da região é igualmente importante por manter grandes empresas de alimentos, bebidas, madeireiras, confecções, farmacêuticas, autopeças e cerâmicas. A região recebeu investimentos que foram, em sua maioria, direcionados às indústrias madeireiras, metalúrgicas, de extração de minerais não-metálicos e para a geração de energia.

Tradicionalmente, na região predominava a indústria têxtil, a região que antes era chamada de Manchester Paulista (famosa pelas fabricas de tecidos), entretanto, atualmente vários setores industriais estão representados, com forte participação na produção estadual. Sede da Região Administrativa, o município de Sorocaba tem perfil industrial diversificado, que compreende desde as tradicionais fábricas têxteis até produção de componentes aeronáuticos, implementos para telecomunicações, alimentos, mecânicas etc.

 
    Educação:

Em Sorocaba estão importantes instituições de ensino superior, como ocorre também em Itu, Itapetininga e Botucatu, esta abrigando o maior campus da Unesp e diversos outros centros de pesquisas médicas, agronômicas e veterinárias. 

As principais instituições de ensino e pesquisa da região são:

• Universidade Estadual Paulista - Campus de Sorocaba;
• Universidade Estadual Paulista - Campus de Itapeva;
• Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu – Unesp;
• Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp;
• Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu – Unesp;
• Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp;
• Centro Paula Souza.

 
    Principais Cidades:
• Botucatu
• Itapetininga
• Itu
• Sorocaba
• Votorantim
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades
Mapas Temáticos de São Paulo