Cidades Paulistas> Artigos

Compartilhe
20/4/2011
Dicas de Turismo: Com o pé na estrada! por Luis Negri
Feriado chegando, tempo livre para viagem, sensação de liberdade invadindo a alma! Prontos? Não! O que falta? Para onde ir??? Parece fácil decidir para onde ir, mas, não é bem assim.
Para alguns até que é vamos para a casa da mamãe ou vamos para a chácara do amigo, quando não somos nós os amigos!

Uma das opções de variação para esse dilema é escolher passeios prontos, há milhares de agências no mercado do turismo com essas oportunidades, Turismo de um dia ou fim de semana! Porém se escolher errado pode virar um pesadelo o fim de semana de seus sonhos!

Algumas dicas de como escolher com quem viajar!

-Escolha uma agência idônea, com o advento da internet consultar isso é muito rápido.

-Há uma informação que é eficiente, veja quem já viajou com eles, existe o fator pessoal nessa consulta leve isso em consideração, portanto sempre tem os pontos em comum, não é todo mundo que vai reclamar do mesmo problema e nem todos vão gostar da mesma operadora, seja imparcial ao fazer sua escolha.

Alguns sinais de uma boa operadora:

-Nessa hora nem sempre o preço mais barato é um aliado. Ponha na balança o custo benefício, quem oferece mais cobra mais.

-Procure saber todas as informações possíveis, no informativo sempre são destacadas as coisas boas, há entrelinhas neles!

-Guarde os folhetos para poder cobrar o não cumprimento dos itens explicados verbalmente, vai te ajudar a provar que foi prometido.

-Verifique a empresa de ônibus, a empresa aérea e os locais de hospedagem, antes de fechar o pacote. Incidentes podem acontecer, porém se forem constantes é sinal de que sua viagem pode ser uma "roubada"

-Exija sempre a presença de um Guia de Turismo credenciado no Ministério do Turismo, ele deve estar com a credencial válida em local visível durante todo trajeto.

-O Guia de Turismo é seu elo entre a agência e com o mundo lá fora, em geral eles são experientes na viagem que farão, se não for neste trecho, mesmo assim ele está preparado para solucionar os mais diversos tipos de problemas que possam ocorrer, todo guia é especializado nisso.

-Procure agências que contratem Guia Regional na cidade para onde vocês vão, ele conhecerá o local muito mais que qualquer pessoa.

-Dono de agência nem sempre é guia, se afirmar isso exija a carteira do Ministério do Turismo. Lembrando que se passar por guia é Falsidade Ideológica (crime) e Exercício Ilegal da Profissão.

-Há uma grande possibilidade de você passar horas na estrada em um posto de fiscalização enquanto é lavrado o Termo Circunstanciado em uma delegacia próxima. (isso pode durar até o dia inteiro, dependendo do tamanho da cidade e do movimento na delegacia).

- Está intensificando a Averiguação e Fiscalização de exercício Ilegal a profissão na maioria dos estados, as grandes operadoras já estão exigindo a certificação e a regularização dos guias.

-Cidades turísticas já exigem a presença de guia junto ao grupo, São Paulo já está se direcionando para isso.

-Acredite em você, se achar que não é uma boa opção, escolha outro passeio ou outra operadora, estar pré-disposto a problemas é um item que deve ser pensado.

Escolha um passeio a seu gosto e ou ao de sua/seu companheiro/a de viagem, Não vá fazer pesca de "Fly" nas montanhas de Campos de Jordão se você detesta frio e pescaria, só para agradar o outro, pense no conjunto, se ambos gostam de praia seria essa uma boa opção.

Novos roteiros são boas alternativas, desde que gostem de novidades, mas pense no que mais poderá te agradar como primeiro item. Os mais novos adoram aventuras e não se importam com mudanças radicais, faz parte da época que estão vivendo, se você já tem um pouco de experiência, saberá diferenciar o que é bom ou será muito ruim.

No estado de São Paulo, há centenas de cidades, meras desconhecidas que merecem um passeio por lá, veja na coluna *Turismo - Dicas do Luis Negri, estamos colocando cada dia mais novidades se tiver interesse em algum específico escreva para a redação do site que enviaremos uma roteirinho especial para seu destino.

Acompanhem também *Notas do Turismo Paulista - Com Jarbas Favoretto, uma boa fonte de informações para fazer de sua viagem um passeio agradável.

-E Pé na Estrada.........Boa Viagem

Autor: Luis Carlos Negri | Guia e Técnico de Turismo MTur Regional e Nacional
Fonte:
Compartilhe


Notícias e Pautas

9/8/2012
Suzano - 4ª Festa Nordestina

8/8/2012
São Paulo - Dia dos Pais com sabores Húngaros-Sérvios

8/8/2012
Sorocaba - Desenvolve SP na da 2ª Expo Franquias

8/8/2012
Mogi-Mirim - Dia dos Pais no Solar das Andorinhas

7/8/2012
Royal Holiday apresenta agência de viagens no Brasil

7/8/2012
Rio Claro - CCZ orienta sobre leishmaniose

7/8/2012
Americana - Lei Maria da Penha completa 6 anos

7/8/2012
Nova marca Senac é lançada em todo o país

7/8/2012
ARARAQUARA - IV Salão Nacional de Fotografia realiza premiação

7/8/2012
Marco civil da Internet é tema de debate na Fiesp

6/8/2012
São Sebastião - Patrimônio Histórico Cultural em nova sede

6/8/2012
Praia Grande - Guarda Costeira resgata pinguim vivo no Canto do Forte

3/8/2012
Cajamar - ESTRADA DE FERRO PERUS PIRAPORA - PRÓXIMO PASSEIO DIA 12

3/8/2012
Araraquara - Agosto tem “Produções Araraquarenses” no Cinema em Série

3/8/2012
São Sebastião - Eventos tradicionais prometem muita animação

3/8/2012
Araraquara - Exposição homenageia os 195 anos de Araraquara

3/8/2012
Baurú - Museu Ferroviário reabre dia 14

2/8/2012
Osasco - Sábado Bom pra Cachorro

2/8/2012
Suzano - Ciclo Invencine abordará diversas etapas da produção de filme

2/8/2012
São Sebastião - Camburí atrai turistas para Dia dos Pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | PRÓXIMA >>
Mostrando página 1 de 243