Cidades Paulistas> Artigos

Compartilhe
12/11/2009
Serviço: Fim da proibição: São Paulo já pode “se mostrar” lá fora
Constituição de São Paulo ganha nova emenda que vai beneficiar o setor de turismo
Após muito esforço e trabalho do secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Alves da Silva, juntamente com o apoio da deputada estadual paulista Célia Leão, presidente da Frente Parlamentar do Turismo, a Assembléia Legislativa de São Paulo promulgou a Emenda Constitucional nº 29, de 21 de outubro de 2009, que altera o texto constitucional permitindo que o governo paulista possa fazer propagandas em outros Estados brasileiros para promover o turismo estadual.

“A partir de agora podemos mostrar, sem nenhum obstáculo, os atrativos turísticos paulistas em outros Estados e propagar os destinos de São Paulo que envolvem todos os segmentos do setor”, afirmou, com entusiasmo o secretário Claury que há meses vinha envidando esforços para que o nosso Estado pudesse mostrar todo seu potencial turístico, “para atrair um maior número de visitantes”, enfatizou.

Até então, de acordo com nossa Constituição Estadual, era vedado ao Poder Público, direta ou indiretamente, a publicidade de qualquer natureza, fora do território do Estado, para fins de propaganda governamental. A alteração se deu por meio do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 01/2008, de autoria da deputada estadual Célia Leão e que vinha sendo debatida desde então pelo Legislativo Paulista.

Esta propositura que alterou o artigo 115, §2º, da Constituição estadual, de forma a permitir a propaganda oficial dos polos de atração ao turismo, possibilitando maior conhecimento do Estado no País, foi fruto de uma intensa mobilização do secretário Claury que envolveu os integrantes do Conselho Estadual de Turismo e até uma visita à Assembléia Legislativa de São Paulo, oportunidade em que mostrou aos deputados o cenário paulista que já representa quase 20% dos postos de trabalho formal no setor turístico, “sem contar que nosso Estado contribui com 43% do PIB nacional de Turismo” ressaltou o titular da Pasta.

Pela explanação do secretário Claury, os deputados tomaram conhecimento que mais de 17 milhões de pessoas circulam, anualmente, pelos eventos e festas realizados no Estado.“Um destaque para o Turismo Religioso que é grandioso, pois somente o município de Aparecida atrai cerca de nove milhões de pessoas por ano em louvor à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora”.

Turismo em São Paulo

O Estado de São Paulo é o principal emissor e receptor de turistas domésticos do Brasil, e tem o maior número de meios de hospedagem, de parques temáticos com 52 roteiros e circuitos identificados, como o de águas, de aventura e dos lagos e a maior capacidade de receber eventos como congressos, convenções, feiras e exposições. Possui mais de 5.700 estabelecimentos de hospedagem e responde por 19,4% dos postos de trabalho do setor. Segundo o secretário, “e a excelente infra-estrutura do Estado, que possui a melhor malha rodoviária brasileira, o porto de Santos, que é o principal da América Latina, além de dois aeroportos internacionais, garantem ao turismo paulista muita competitividade, tanto para atender o mercado interno quanto externo. De acordo com a Embratur, o Estado já é responsável por receber 45% dos visitantes estrangeiros que chegam ao País.

Eis a íntegra do Diário Oficial:

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 29, de 21 de outubro de 2009 (refere-se a PEC 01/08)

A MESA DA ASSEMBLEÍA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, nos termos do § 3º do artigo 22 da Constituição do Estado, promulga a seguinte emenda ao texto constitucional:

Artigo 1º - Passa a vigorar com a seguinte redação o § 2º do artigo 115 da Constituição Estadual: "Artigo 115 ........................................................................ §2º - É vedada ao poder Público, direta ou indiretamente, a publicidade de qualquer natureza fora do território do Estado, para fins de propaganda governamental, exceto às empresas que enfrentam concorrência de mercado e divulgação destinada a promover o turismo estadual" (NR)

Artigo 2º - Esta emenda constitucional entre em vigor na data de sua publicação. Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 21 de outubro de 2009 Barros Munhoz - presidente Carlinhos de Almeida - 1º Secretário Aldo Demarchi - 2º Secretário

Foto: Igreja de Nossa Senhora DAajuda na Cidade de Guararema-SP

Autor: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo
Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo
Compartilhe


Notícias e Pautas

18/12/2012
Portal terá edição impressa bimestral

18/12/2012
Cidades Paulistas vira módulo do Cidades Brasileiras

18/12/2012
Cidades Paulistas integrará o mega portal BrasilToEnjoyAndSee

18/12/2012
Portal Cidades Paulistas estaciona e volta ao status de projeto

21/9/2012
Anel óptico na América do Sul vai reduzir custo da Internet e interlig

21/9/2012
PARCERIA ENTRE GOVERNO E INICIATIVA PRIVADA

21/9/2012
Jurumirim - Usina completa 50 anos

21/9/2012
CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉ LEVA O NOME DE PESQUISADOR DO IEA

5/9/2012
Royal Holiday aposta no Brasil e investe em plano de expansão

4/9/2012
Bertioga - Programação de setembro

31/8/2012
Bertioga - 28ª Festa da Primavera

31/8/2012
PIB fraco já era esperado, diz Paulo Skaf

31/8/2012
FIESP E USP - SEMINÁRIO SOBRE COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL CHINESA

21/8/2012
Louveira - Hotel investe fortemente no segmento corporativo

21/8/2012
São Paulo - Simpósio internacional no hospital Vila Nova Cachoeirinha

20/8/2012
Bananal - Cidade recebe a Caravana da Acessibilidade

20/8/2012
UNITAU amplia parceria com Instituto de Aeronáutica

20/8/2012
Pronatec oferece 6.530 vagas gratuitas para cursos técnicos

20/8/2012
Abedesign e Apex-Brasil realizam missão empresarial em Londres

16/8/2012
São Paulo - Mulheres dão o tom na exposição Tatuadoras Donas da Tinta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | PRÓXIMA >>
Mostrando página 1 de 244