Newsletter do Portal Cidades Paulistas • Midias Paulistas • Investimento Paulistas
 
• Início da história
Conheça as outras edições do RVSP
 
 
Foto: Abaçaí Cultura e Arte
 

O início da história

 

A primeira edição do RVSP (Revelando São Paulo) aconteceu no Parque do Ibirapuera, em setembro de 1997. A iniciativa partiu do trabalho de pesquisa sobre cultura tradicional paulista realizado por Toninho Macedo, diretor artístico do festival e presidente da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura. Unindo-se ao governo do Estado de São Paulo, a instituição presidida por Toninho produziu o festival pela primeira vez. 

Início do Revelando São Paulo em São Paulo, onde tudo começou. Foto: Abaçaí Cultura e Arte

Na ocasião, o RVSP reuniu 50 municípios representando a pluralidade da cultura paulista, sendo que o público presente foi estimado em 40 mil pessoas.

“O principal foco deste evento é causar o encantamento nas pessoas, mostrando que a cultura tradicional não é folclórica, no sentido de que não exista na realidade, mas ela está viva”, explica Diego Dionísio, assessor de imprensa da Abaçaí. “As pessoas que se apresentam, elas levam seu trabalho para o RVSP, não são personagens, aquilo realmente faz parte de suas vidas”, esclarece Dionísio refutando mais uma vez a idéia de que a cultura tradicional esteja “morta”.

   
 
O visitante interage com as apresentações, os artesãos e vivencia o clima cultural desta grande festa.
 
Por cinco anos, a realização do RVSP se restringiu à capital. Somente em 2001 o evento ganhou uma edição em São José dos Campos, representando a região do Vale do Paraíba. Dois anos depois o projeto foi ampliado e chegou ao Vale do Ribeira com a festa sediada em Iguape. Somente em 2008, duas novas edições aconteceram em Bauru e Franca.

O festival proporciona ao público o reencontro com as origens e com a tradição. Lembrando que a iniciativa é singular, não há outra festa com as mesmas proporções e proposta que o Revelando São Paulo, a maior festa de cultura tradicional do Brasil! 

A escolha pelas cidades que participam do evento se dá da seguinte maneira: a prefeitura interessada se inscreve relatando possíveis manifestações da cultura tradicional paulista que o município abriga. A Abaçaí é responsável por estudar e checar as informações, a fim de selecionar aquelas que mais se encaixam com a proposta do evento.  

Para se ter uma idéia do quanto o festival cresceu desde 1997, basta conferir os números: se na primeira edição a festa reuniu cerca de 40 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, na última sediada na capital, já no Parque da Água Branca, em 2007, o público chegou a 1,5 milhão.

Em 2008, entre outros motivos, o festival celebrou três datas: 120 anos da abolição da escravidão, o centenário da imigração japonesa e os 100 anos da umbanda. Reunindo grupos tão diferentes, o Revelando São Paulo quer afirmar seu compromisso com a diversidade cultural, estampada em todas as edições.


Grupo Quilombo de Tamandaré

Tendo em vista a proposta do festival, o Portal Cidades Paulistas não poderia deixar de estar presente. Nossa equipe tem sido responsável pela divulgação, junto ao Grupo Abaçaí e à Secretaria de Cultura, deste projeto que cresce e ganha novas edições a cada ano. Com a festa realizada em Ilha Solteira, o festival completa 26 edições.

 
 
Fotos: OPY Imagens
   
 

 

 
Cidades Paulistas/ Mídias Paulistas/ Investimentos Paulistas - Copyright © Opy Editora Ltda
Todos os Direitos Reservados – www.opy.com.br


Home
| Mídias Paulistas | Oportunidades de Investimentos | Saiba mais sobre o Estado de São Paulo
Redes e Grupos de Comunicação | Mapas Temáticos | Roteiros Turísticos | Sala de Imprensa
Divulgue sua Cidade | Indique este Site | Contatos | Publicidade