Newsletter do Portal Cidades Paulistas • Midias Paulistas • Investimento Paulistas
 
Conheça as outras edições do RVSP
 
• Revelando São Paulo Grandes Lagos - Ilha Solteira
 

Festival chega ao noroeste paulista: Revelando São Paulo Ilha Solteira

"Nesse dia, porém, deparou-se-lhe apenas um único dentre os arcanos do rio,
e este lhe abalou a alma, Viu que a água corria, corria sempre
e todavia estava lá, ininterruptamente; era sempre, a cada instante,
a mesma e todavia se renovava sem cessar!"

Sidarta – H. Hesse

 
 

De 21 a 24 de agosto, a região de Ilha Solteira recebeu o festival que revela e contempla a cultura tradicional paulista. O I Revelando São Paulo – Entre Grandes Lagos foi realizado no Recinto de Exposições FACIP.

Entrada

A Estância Turística de Ilha Solteira fica na região noroeste de São Paulo, e conta com pouco mais de 25 mil habitantes.

A confluência dos rios Grande, Parnaíba e Tietê forma o Rio Paraná, “colhedor das águas”, “o que é semelhante ao mar”. A primeira edição do RVSP em Ilha Solteira se volta para o tema “nosso rio”, tendo em mente a importância do Paraná que está além de seu valor econômico. “Ele (o rio Paraná) é visto pelas lentes da complexidade”, explica Toninho Macedo, diretor artístico do Revelando São Paulo.


A Hidrelétrica de Ilha Solteira fornece energia da Cidade de São Paulo

 

Cerimônia às margens do Rio Paraná

Em Ilha Solteira, mais uma vez a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida esteve presente e foi louvada pelos fiéis. Na manhã de 23 de agosto, a santa estava na cidade de Selvíria (MS), separada de Ilha Solteira pelo Rio Paraná.

Um cortejo composto por três barcos foi até a fronteira buscar a imagem e trazê-la para Ilha Solteira onde haveria uma cerimônia. No barco principal, entre outras pessoas, estavam o prefeito BentoSgarboza, Toninho Macedo e um coroinha da diocese de Jales – quem trouxe nas mãos a imagem da santa.

Sempre adorada por onde passa, criando alegria a todos.

Bento Sgarboza, prefeito de Ilha Solteira, considerou a visita da santa tão importante que decidiu registrar o momento com uma placa: “Senhora Aparecida das Águas em sua 1ª visita Ilha Solteira/ 2008”. O objeto foi fincado na pequena ilha que dá nome à cidade.

Padre Mário


Padre Mário, da diocese de Jales, fez a celebração já em Ilha Solteira nas margens do rio, com a imagem presente. Nossa Senhora Aparecida foi levada ao recinto do Revelando São Paulo no dia seguinte, quando aconteceu outra cerimônia. Ambas contaram com a participação de Toninho Macedo, que intervém “cantando para a santa”, como forma de louvor e homenagem.

 
 
Fotos: OPY Imagens
   
 

 

 
Cidades Paulistas/ Mídias Paulistas/ Investimentos Paulistas - Copyright © Opy Editora Ltda
Todos os Direitos Reservados – www.opy.com.br


Home
| Mídias Paulistas | Oportunidades de Investimentos | Saiba mais sobre o Estado de São Paulo
Redes e Grupos de Comunicação | Mapas Temáticos | Roteiros Turísticos | Sala de Imprensa
Divulgue sua Cidade | Indique este Site | Contatos | Publicidade