Newsletter do Portal Cidades Paulistas • Midias Paulistas • Investimento Paulistas
 
Conheça as outras edições do RVSP
• Revelando São Paulo Vale do Ribeira - Iguape
 
 
Abrem-se as cortinas: Vale do Ribeira recebe o primeiro RVSP de 2008
“Aos caiçaras, e a nós todos, foram-nos concedidos
todos estes tesouros, abundância das águas,
de pescado, de frutos, de verde... de beleza.

Águas que, correndo há milhares de anos, moldaram,
e continuam moldando, o meio físico e a vida
dos homesn que nele cohabitam.

Não é assim tão difícil perceber tudo isto, pensar
em tudo isto, compreender este mistério,
este milagre... (...)”


Toninho Macedo

 
 

De 21 a 25 de maio deste ano, a região do Vale do Ribeira recebeu o Revelando São Paulo. A cidade de Iguape foi sede da festa que deu início ao calendário de 2008. “Milagre das Águas” foi o tema escolhido, que, aliás, continua a ser relacionado nas edições ao longo do ano.

O festival foi realizado no Centro de Eventos Casimiro Teixeira; 57 cidades participaram da festa trazendo seus costumes por meio do artesanato, que contou com 38 espaços, 35 estandes de gastronomia típica e as apresentações de grupos folclóricos, danças, folguedos e festas tradicionais.

 
A primeira edição do Vale do Ribeira se incorporou à cidade de Iguape. O público participou com a família todos os dias.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Aparecida foi levada ao evento e ficou exposta num altar dedicado a ela. A novidade desta edição foi a Romaria Aquática, cortejo que reuniu a imagem de Nossa Senhora e a do Senhor Bom Jesus de Iguape em 24 de maio. Toninho Macedo, fundador da Abaçaí, lembrou os visitantes, na ocasião, que as duas imagens vieram das águas, referindo-se às lendas que permeiam a descoberta delas.

A romaria teve início às 9h00 da manhã, na comunidade de Vila Nova percorrendo as comunidades de Pontal, Icapara Rocio e Canto do Morro.

Por onde passa a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Aparecida leva a emoção e a lembrança da grande fé deste povo.
 

A cada parada, os moradores e as embarcações nos portos eram benzidos. Em Rocio, a imagem de Nossa Senhora do Rocio foi incorporada ao cortejo, que seguiu até Canto do Morro, de onde os participantes seguiram a pé até o Centro de Eventos Casimiro Teixeira – que recebeu o RVSP.

A fé católica se mistura à tradição cultural do Estado de São Paulo. Por essa razão, o evento incorpora elementos da religião, tanto nas apresentações como, especialmente, ao levar a imagem de Nossa Senhora a cada edição. A comoção dos fiéis é envolvente, reafirmando que a crença faz parte da vida de muitos paulistas.

Milagre das Águas


A escolha da região do Vale do Ribeira para receber o Revelando São Paulo não foi aleatória. Em todas as edições de 2008, o tema “água” foi abordado – por isso Iguape, no litoral sul de São Paulo.

Até a edição em São Paulo – que acontece de 12 a 21 de setembro, o milagre das águas é celebrado em todas as edições do RVSP 2008.


 
 
Fotos: OPY Imagens
   
 

 

 
Cidades Paulistas/ Mídias Paulistas/ Investimentos Paulistas - Copyright © Opy Editora Ltda
Todos os Direitos Reservados – www.opy.com.br


Home
| Mídias Paulistas | Oportunidades de Investimentos | Saiba mais sobre o Estado de São Paulo
Redes e Grupos de Comunicação | Mapas Temáticos | Roteiros Turísticos | Sala de Imprensa
Divulgue sua Cidade | Indique este Site | Contatos | Publicidade