Newsletter do Portal Cidades Paulistas • Midias Paulistas • Investimento Paulistas
 
Conheça as outras edições do RVSP
 
• Revelando São Paulo Entre Rios e Trilhos - Bauru
 

Revelando São Paulo e Festival do Folclore se unem em Bauru

" Caminhos que andam
e caminhos que fixam"

Toninho Macedo



 
 

Em agosto de 2008, Bauru e região receberam o Revelando São Paulo, festival que celebra a cultura tradicional paulista. A primeira edição do Revelando São Paulo – Entre Rios e Trilhos aconteceu de 7 a 10 de agosto, no Sambódromo de Bauru.

Foto: Abaçaí Cultura e Arte / Reinaldo Meneguim

Produzido pela Abaçaí Cultura e Arte sob a realização da Secretaria de Estado da Cultura, o festival tem por objetivo fomentar a cultura tradicional em cada região onde é sediado. Quem faz o espetáculo são as pessoas que moram nessas cidades. A festa, que aconteceu pela primeira vez em Bauru, já ocorreu 25 vezes, pelo Estado de São Paulo. A próxima cidade que recebeu o encontro foi Ilha Solteira, na segunda quinzena de agosto. Já em setembro, o Revelando São Paulo volta a São Paulo, onde comemora sua festa máxima.

 A realização do Revelando São Paulo se deu na mesma época em que Bauru comemora o mês do folclore promovendo atrações especiais. Por conta disso, algumas atividades do Festival do Folclore acabaram sendo incorporadas pelo Revelando São Paulo.

Uma delas foi a Cavalgada dos Tropeiros, que, no dia 10 de agosto, saiu da Avenida Nações Unidades e chegou ao Sambódromo uma hora mais tarde, às 11h da manhã.


Tito Pereira, responsável pelo Festival do Folclore, explica que excepcionalmente por causa do Revelando São Paulo, atrações de outros estados não fizeram parte da programação do evento este ano. A decisão foi tomada em virtude da proposta do festival, que se restringe ao estado.
 
   
Foto: Abaçaí / Reinaldo
Meneguim

 

Outra característica única desta edição foi a celebração do centenário da Umbanda. Entre outras atrações, a comemoração contou com o show “Terra de Deus Repentista”, do cantor e compositor alagoano Carlos Budy. O músico é o dirigente espiritual do Templo Guaracy e fez sua apresentação no Sambódromo dia 9 de agosto.

Foram 28 estandes de culinária e 44 espaços nos quais os municípios participantes exibiram suas peças de artesanato.

A programação contou com encontros de Violeiros, Romeiros; Festa do Divino, de Reiadas e São Gonçalo; Corrida de Cavalhada e o Festival da Amizade, que reúne as manifestações das diferentes culturas mantidas pelas comunidades étnicas existentes no Estado de São Paulo.

O Festival da Amizade une todos os povos no palco do Revelando São Paulo.
 
 
Fotos: OPY Imagens
   
 

 

 
Cidades Paulistas/ Mídias Paulistas/ Investimentos Paulistas - Copyright © Opy Editora Ltda
Todos os Direitos Reservados – www.opy.com.br


Home
| Mídias Paulistas | Oportunidades de Investimentos | Saiba mais sobre o Estado de São Paulo
Redes e Grupos de Comunicação | Mapas Temáticos | Roteiros Turísticos | Sala de Imprensa
Divulgue sua Cidade | Indique este Site | Contatos | Publicidade