Twitter da Prefeitura de Votuporanga|
 
 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Votuporanga (tupi): De votu (brisa) + poranga (belo, bonito, bom). A origem da cidade está ligada ao loteamento da Fazenda Marinheiro de Cima, então pertencente à empresa Theodor Wille e Cia. Ltda. O município foi instalado em 1º de janeiro do 1945.
 
 
Aeroporto Estadual Domingos Pignatari - SDVG 
End.: Estrada da Ceramica, s/n
Votuporanga - São Paulo - Brasil
Telefone : (17) 3421-4039 
 
 
DESTAQUE
 
 

IGREJA MATRIZ: UM DOS SÍMBOLOS DE VOTUPORANGA

     

A mais de 500 km da capital, Votuporanga é conhecida como a cidade das “brisas suaves”. O apelido está ligado à etimologia: “votu”, em tupi-guarani, significa vento e “poranga”, bonito. Outro fator que determina o codinome é o clima local. Temperaturas altas predominam durante o ano, e o calor é atenuado apenas pelas tais “brisas suaves”, que geralmente aparecem no período noturno.

Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida
 

No centro da cidade, encontra-se a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, um dos cartões-postais de Votuporanga.

Em “Votuporanga, as raízes e a saga de um povo”, José Carlos Pontes narra o período em que a igreja foi erguida. De acordo com sua pesquisa, a primeira igreja da cidade foi construída em 1939, onde hoje fica a fonte luminosa, na Praça Governador Fernando Costa. Com o crescimento do município, as autoridades religiosas decidiram erguer uma nova Igreja Matriz, a que se conhece atualmente, que ficou pronta em 1957, com uma arquitetura bastante arrojada para a época.

Tratava-se do estilo neo-gótico, que reviveu a arquitetura gótica medieval nos séculos XVIII e XIX. A característica mais evidente que retrata a influência gótica na Igreja Matriz de Votuporanga é a rosácea – elemento ornamental encontrado na maioria das catedrais do período gótico (séculos XII e XV).  

Em 2005, a Igreja Matriz passou por revitalização. O artista plástico responsável foi José Araújo, conhecido como Zezinho.





Texto e foto: Daniella Cornachione

 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A cidade foi fundada no dia 8 de agosto de 1937. O nome Votu significa ar,brisa e Poranga = belo, bom, bonito, que deriva da língua Tupi-Guarani, ou seja Votuporanga significa Bons Ventos, Bons Ares ou ainda Brisas Suaves. O nome combina com a topografia local e foi aceito sem ressalvas.

A história da cidade está diretamente ligada ao ciclo econômico do café, a cidade nasceu de um empreendimento da Theodor Wille & Cia. Ltda., representada por Carlos Helving e Guilherme Von Trumbach.

Nos anos 30, a empresa de origem alemã, com sede em Santos e proprietária de terras no chamado Sertão de São José do Rio Preto colocou à venda doze mil alqueires de uma gleba denominada Marinheiro de Cima.

A área pertencia a Francisco Shimidt, grande fazendeiro conhecido como Rei do Café. Uma crise em 1936 impediu que o café atingisse o valor suficiente para que Shimidt quitasse um empréstimo utilizado para custear a lavoura, e por causa das dívidas, foi obrigado a entregar as terras à empresa Theodor Wille.

Germano Robato foi um dos primeiros compradores de lotes e solicitou a Sebastião Almeida Oliveira, membro do Instituto Histórico e Geográfico de

 

São Paulo que escolhesse um nome para a cidade que estava por nascer, foi então que surgiu Votuporanga.

A festa de inauguração reuniu centenas de pessoas de todas as classes sociais vindas de localidades vizinhas, durante a solenidade, um cruzeiro foi levantado em sinal do marco simbólico do município, uma missa campal me um altar improvisado foi rezada por Padre Isidoro Cordeiro Paranhos.

A festa ainda contou com um grande churrasco popular, com a animação de renomados violeiros da região.

Depois do ciclo do café a cidade progrediu com a agricultura, grande produtor de algodão, milho, feijão, arroz, banana, maçã e mandioca. Na pecuária destacou-se, principalmente com a criação de bovinos e suínos.

Em 1945 a cidade toma novo impulso com a implantação da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, que possibilitou o escoamento mais rápido dos produtos e promoveu o crescimento do município.

A decadência da economia cafeeira e o aumento da urbanização estimularam o mercado de trabalho na indústria e na construção civil.

 
Texto extraído do site: www.tvtem.globo.com
 
GASTRONOMIA
 
Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.
 
HINO

 

I
Votuporanga recanto florido
com verdes campos, jardins naturais
Tu és cidade moderna e risonha
Tu és progresso, sempre a brilhar

II
Nós te exaltamos Votuporanga,
porque és braço forte de São Paulo e do Brasil
Exemplo de trabalho para a nação
Conquistaste um lugar em nosso coração

 
 
Letra: Cap. Res. PM Manoel Riberito de Lima Irmão
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Conheça a cidade
por suas imagens!
 
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
 
Bandeira
 
 
Brasão