ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Vista Alegre do Alto (portuguesa): Fundada em 25 de março de 1919, recebeu este nome por estar localizada em um monte com vista privilegiada.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A formação do município resulta do processo de ocupação da região de Monte Alto.

Localizava-se nessas terras, a fazenda Bela Vista, também conhecida por Colônia Seca, onde se encontrava um armazém de secos, molhados e tecidos, pertencente ao imigrante italiano Luigi Bassoli.

Para os habitantes da região, Colônia Seca logo se converteu em uma espécie de centro de lazer e, para os que estavam em trânsito, era passagem obrigatória, especialmente para carreiros que percorriam a Estrada Boiadeira, de Jaboticabal em direção a São José do Rio Preto.

Colônia Seca permaneceu nessas condições por muitos anos até que, com o crescimento das propriedades e o aumento da população, começou a adquirir características de um vilarejo.

Mas a fundação do povoado só ocorreu em 25 de março de 1919, quando o engenheiro irlandês Emílio Henrique Ower Sandolth doou parte de suas terras para este fim.

Recebeu o nome de Vista Alegre e investimentos de diversos fazendeiros de café, além do auxílio de Luigi Bassoli, que não só se transferiu para o povoado, como também montou, em

 

sua antiga propriedade, uma olaria, para produzir tijolos e telhas, destinadas à construção de futuras casas.

Na mesma época, a Companhia de Melhoramentos de Monte Alto estendeu sua estrada de ferro até a vila, contribuindo para o comércio e o desenvolvimento locais.

O distrito de Vista Alegre foi criado em 26 de novembro de 1926 em terras do município de Monte Alto.

Teve sua denominação alterada para Vista Alegre do Alto, em 30 de novembro de 1944, e obteve autonomia municipal em 18 de fevereiro de 1959.

A plantação de café foi a atividade predominante na região, sobretudo no período anterior à fundação da cidade.

Entre 1920 e 1947, desenvolveu-se, paralelamente ao café, mas em menor escala, a cultura do algodão.

E, finalmente, antes que a laranja assumisse o posto de principal produto do município, a cultura do mamão movimentou a economia de Vista Alegre do Alto, durante duas décadas, de 1948 a 1968, aproximadamente.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão