ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Vargem (portuguesa): O nome se refere a topografia da região, sinônimo de campo extenso. Fundada em 22 de fevereiro de 1929, com o nome de Bandeirante, emancipou-se de Bragança Paulista em janeiro de 1993.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

O povoado que deu origem ao município de Vargem formou-se a partir das concessões de terras a João Rodrigues Antunes (em 1778), e a João Francisco de Oliveira (em 1789). No século XIX, a região se desenvolveu graças à cafeicultura.

Em 1884 houve a implantação da São Paulo Railway, ferrovia que teve função integradora, abrindo novas possibilidades para toda região bragantina e tinha na estação de Vargem a última do sistema.

Por algum tempo Minas Gerais e São Paulo disputaram a posse pelo povoado de Vargem, onde se localizava uma ponte que era a divisa entre os estados.

Em 1929, o povoado era considerado grande centro de movimentação comercial e agrícola.

 

A inauguração da Rodovia Fernão Dias, em 1959, provocou a desativação da ferrovia, no início da década seguinte. Fator que, aliado à queda da agricultura do café inaugurou um período de estagnação local.

Distrito criado em 30 de novembro de 1929, no município de Bragança Paulista, Vargem foi elevado a município em 28 de dezembro de 1964. No entanto em 17 de abril de 1970, foi reconduzido à condição de distrito e anexado novamente a Bragança Paulista.

Sua autonomia político administrativa seria, finalmente, decretada em 30 de dezembro de 1991.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão