ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Urupês (tupi): Referência a um cogumelo que nascia em árvores velhas ou apodrecidas, comuns na região. O nome anterior do povoado foi Mundo Novo e o atual foi estabelecido por decreto de 30 de novembro de 1944.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A região onde hoje se localiza o município de Urupês começou a ser povoada em fins do século XIX.

Dona Maria Cardoso e seu filho, possuidores de uma grande faixa de terras situada na margem esquerda do Ribeirão Cubatão, fizeram uma doação para a formação do patrimônio de São Lourenço, onde se construiu, em 1913, a primeira capela do povoado.

Houve grande impulso local a partir da chegada dos primeiros agricultores de café e de um loteamento de terrenos, realizado pelos engenheiros Horta Barbosa e Machado Rolem-berg.

 

Entre os anos de 1917 e 1918, novas famílias se estabeleceram no povoado, então, denominado Novo Mundo, promovendo seu maior crescimento.

Assim, em 30 de setembro de 1921, foi criado o distrito de Novo Mundo em terras do município de Itajobi. Tornou-se município autônomo em 24 de setembro de 1928.

Em 30 de novembro de 1944, teve sua denominação alterada para Urupês, do tupi-guarani uru-pê, forma abreviada de urupeba, nome do fungo “orelha- de-pau”, que cresce em madeira velha ou apodrecida.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão