ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Trabiju (francesa): O nome vem da palavra francesa très bijou, que quer dizer “muita jóia”. O lugar nasceu da construção de ramais ferroviários, que tinha como mão-de-obra especializada engenheiros franceses, em meados de 1900. Emancipou-se em 1997.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A origem de Trabiju está ligada à Estrada de Ferro Douradense e à colônia fundada pelos ferroviários, liderados por Ciro de Rezende.

Com localização privilegiada, tornou-se entroncamento da ferrovia e, assim, o núcleo formado pela colônia se expandiu, sendo elevado a distrito em 22 de junho de 1934, em terras do município de Boa Esperança do Sul.

A ferrovia se modernizou, ao longo do tempo, sobretudo com o desenvolvimento da lavoura cafeeira. Foi adquirida pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que, em 1966, determinou a extinção dos ramais deficitários.

 

Trabiju entrou em crise, já que parte da população se transferiu para outros municípios.

Os moradores que permaneceram, mantiveram atividades nãoligadas à ferrovia. Somente em 27 de dezembro de 1995, foi conquistada sua autonomia político-administrativa.

Conta-se que Trabiju é uma corruptela da expressão “trés bijou”, utilizada pelos engenheiros franceses na época da implantação da ferrovia, ao se referirem àquela localidade.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão