Twitter da Prefeitura de Tatuí|

 
 
 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Do tupi tatu’y
tatu, tatu e ‘y, proveniente de yby, terra.

O nome foi escolhido pelos tupiniquins da aldeia Canga-açu, que conheciam a região como tatu’yby, que significa, terra de tatus.  As margens da barra do Tatuí com o rio Sorocaba formam um grande barreiro e a terra solta e fofa da região era propícia a esta espécie de animal.
 

 

Tatuí é A Capital da Música. Confira!

 
 
Aeroporto de Tatuí - SDTF 
End.: Via Municipal Karl Heinz Jahmann, s/n
Tatuí - São Paulo - Brasil
Telefone : (15) 3251-4368 


Mapa

 
 
 
DESTAQUE
 
 
CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
     

Fundada em 11 de agosto de 1826, Tatuí é uma cidade tipicamente interiorana apesar de seu contingente populacional de 103.104 habitantes. Conhecida por sua forte ligação a cultura, a cidade faz constantes investimentos na área, tendo obtido inúmeros sucessos em seu Conservatório Dramático e Musical.

O Conservatório Doutor Carlos de Campos ficou amplamente conhecido por seu mais novo talento, Abel Fonseca. O ex-catador de café de Santa Cruz do Rio Pardo, descoberto por ninguém menos que o Maestro Agenor Ribeiro Neto, recebeu uma bolsa de estudos e ensaia periodicamente no conservatório. O sopranino ligeiro tem chamado a atenção de todos que apreciam música erudita, já tendo inúmeras participações em eventos agendadas. Comparado a Tetê Espindola, Abel é atração constante de Tatuí.

Teatro Procópio Ferreira

Mas além dos cantores eruditos, pianistas, saxofonistas e orquestras, há espaço para o popular. O Conservatório oferece os cursos mais variados, estando entre eles: MPB, Jazz, percussão, musicalização infantil e artes cênicas, pois a cultura e o amor pela arte independem de idade e hierarquia social.

Pesando nisso o Conservatório de Tatuí financia dois projetos que visam estender cultura e entretenimento a comunidades carentes do município. O Projeto Pensando na Criança leva peças teatrais a crianças da periferia da cidade durante o ano letivo, além de oferecer aulas de artes cênicas

 
Teatro Procópio Ferreira

gratuitamente e apresentar seus resultados no palco do Teatro Procópio Ferreira, ao final de cada ano.

Já o Projeto Coral nas Escolas assiste a Escola Municipal João Florêncio, onde cerca de 600 crianças têm a oportunidade de aprender a melhor controlar a voz e mostrar seu talento.

Vale lembrar que a instituição participa da musicalização do Projeto Ayrton Senna da Silva, mantido pela prefeitura municipal e que teve a oportunidade de descobrir e revelar incontáveis talentos.

Melhor conhecendo a estrutura da instituição, fica fácil entender porque o Conservatório tornou-se essencial para a população tatuiana; fonte de entretenimento e educação, ele vem dando vida ao município e dividindo suas estrelas com o mundo há 56 anos.

Conservatório Dr. Carlos
de Campos

Rua São Bento, 415 – Centro
Tel.: 15 3251 4573     

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta das 8h às 22h
Sábados das 8h às 12h
Durante o período de férias,
de segunda à sexta das 8h às 18h

Aberto para a visitação, mas
é necessário marcar horário.

Texto: Heloísa Gonçalves Pinto.
Fotos: Kazuo Watanabe.


 
 
CURIOSIDADES
 

A TROPEADA

Promovida pela Associação Intermunicipal Circuito Cultural Caminho Paulista das Tropas, a Tropeada, tradicional na região, comemora a Semana do Tropeiro de Sorocaba.
Com saída de Itararé, a tropa, acolhida pelas fazendas ao longo do caminho, passa pelas cidades de Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Tatuí, Boituva, Iperó, Araçoiaba

 

da Serra e chega em Sorocaba, para encerrar as comemorações da Semana do Tropeiro, que acontece há mais de 43 anos.
Os tropeiros tem lugar especial na história do Brasil. Apareceram entre os séculos 17 e 19, viajavam no lombo de burros e mulas, suprindo as necessidades de alimentos dos exploradores de minas entre a região sul e sudeste do país. Enfrentavam sol escaldante e chuva cortante.

Silveiras - Foto OPY Imagens
 
 
HISTÓRIA
 
 

Os bandeirantes, indo para o Sul, foram os primeiros a passarem pela cidade, e com seu ímpeto explorador, buscavam descobrir tesouros. Desta forma, expulsaram os indígenas que formavam suas tribos localizadas no encontro dos rios Sorocaba e Tatuuvú, atualmente conhecido como bairro da Barreira, onde ficava o cemitério dos primeiros habitantes naturais desta região.

Foi a partir da fundação do povoado de Nossa Senhora Del Popolo, em Araçoiaba da Serra que foi desmembrado o atual patrimônio da cidade de Tatuí, nas terras que foram concedidas aos frades do Convento do Carmo de Itu, em 10 de novembro de 1609.

Anos depois os frades se dividiram em dois grupos, sendo que um residia próximo à freguesia de São João do Benfica, e o outro grupo, passou a residir no casarão que existiu em frente à Estação Sorocabana.

Mais tarde, o casarão foi transferido para a Avenida Sales Gomes; os frades já não desfrutavam mais destas terras

 

e arrendaram-na a Antonio Xavier de Freitas e Jeronymo Antonio Fiuza, sertanejos que se estabeleceram na cidade.

Tendo eles, plenos poderes adquiridos por procuração, sobre as terras do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, transferiram o povoado de São João do Benfica, antigo povoado de Nossa Senhora Del Popolo, para o local onde atualmente é Tatuí.

Alguns pesquisadores e historiadores consideram o ano de 1822, e não 1826 como a fundação de Tatuí, pois acreditam que Tatuí já era Distrito. Na data de 20 de setembro de 1861, Tatuí elevou-se a categoria de cidade. Em 26 de outubro de 1877, foi instalada a sua Comarca. Com data de 10 anos após esta instalação, que Tatuí pode contar com um dos fatos mais significativos para sua história: ser uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos mesmo antes da Lei Áurea.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.
 
HINO

 

Tatuí, Cidade Ternura,
Terra querida onde vivemos
Tens filhos de grandes méritos,
É justo que os louvemos:
Nas letras, Paulo Setúbal,
Recebeu seu galardão;
Na caridade, Chico Pereira,
Foi exemplo de cristão.

No verde-esmeralda das melancias
No amarelo-ouro do abacaxi
Lembramos a Bandeira do Brasil
Nas colheitas de Tatuí.
Tatuí do XI de Agosto
Tatuí da Festa de São Jorge,
A ternura é a tua carga, o coração o teu alforje
A ternura é a tua carga, o coração o teu alforje

No progresso industrial,
Manoel Guedes foi pioneiro;
Na música, Nacif e Bimbo
Brilharam no estrangeiro;
No pólo e no futebol,
Na justiça e na arte
No carnaval e no fandango,
Tatuí fez estandarte.

No verde-esmeralda das melancias
No amarelo-ouro do abacaxi
Lembramos a Bandeira do Brasil
Nas colheitas de Tatuí.
Tatuí do XI de Agosto
Tatuí da Festa de São Jorge,
A ternura é a tua carga, o coração o teu alforje
A ternura é a tua carga, o coração o teu alforje

 
 
Letra por Paulo Cerqueira Luz
Melodia por Maria Ruth Luz
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Conheça a cidade
por suas imagens!
 
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
Bandeira
 
 
Brasão