ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Socorro (portuguesa): Homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foi fundada em 9 de agosto de 1829.
 

Socorro faz parte do
Circuito das Águas Paulista
.

Conheça aqui os roteiros do Estado!

 
DESTAQUE
 
A cativante Socorro
Por Jarbas Favoretto
   
Cidade que, bem cuidada, subiu vertiginosamente no mapa do Turismo. Campeã em caminhos da natureza, modelo de Turismo Sustentável e de Acessibilidade, a cidade de Socorro também prima por outros atrativos para os visitantes.
Além dos seus inúmeros hotéis e pousadas, suas inúmeras festas estão se tornando cada vez mais concorridas, como foram a Festa do Morango, a Festa ‘da’ Marechal, a Socorro Expo Fair e outras. Em julho é mês da Festa Italiana, do Festival Cultural e da Festa dos Produtos Orgânicos. Em agosto tem o Festival
 
Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo e o Socorro Festival de Rodeio Country.

O seu Departamento de Turismo preocupa-se também com os segmentos de Turismo Saúde, Turismo de Compras tanto quanto com aventura, ecoturismo, eventos e negócios. Programe uma estada em Socorro. Há preços para todos os bolsos.
 
Parque dos Sonhos
Por Jarbas Favoretto
   
É um local onde você encontra firmeza logo na entrada com a obrigatoriedade do seu registro. Ideal para quem ama a natureza e tem o espírito de aventura. Destacam-se 14 atividades de aventura. Há trilhas e cachoeiras para você curtir o ecoturismo. Tudo com total segurança monitorada e o conforto de uma infraestrutura completa.
 
  Assim é o Parque dos Sonhos, um dos atrativos da cidade de Socorro, uma das nossas melhores Estâncias. A sua localização é no km 7 da Estrada da Varginha, conhecida como Corredor Turístico do Rio do Peixe. Agora fizeram um Hotel Aventura dentro do Parque, de maneira que aumenta a comodidade dos interessados. (19) 3955-0184.
 
Circuíto Turístico: Águas Paulistas
Por Luis Carlos Negri
   
As cidades de Amparo, Águas de Lindóia, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro formam o "Núcleo de Turismo Águas Paulistas" ou "Circuito das Águas Paulistas".
Cada uma com as suas características próprias, mas todas elas dotadas de excelentes condições para servir aos turistas que as procuram.
 
Nas férias, as referidas cidades demonstraram a pujança daquela região turística com festas, oficinas culturais, apresentações musicais, teatrais, danças, etc;
A vantagem deste circuito é que as cidades estão bem próximas uma das outras e, todas elas a 100 km ou pouco mais da capital paulistana. Ademais, são cidades boas para você visitar em qualquer época do ano.

 
Caminhos da Natureza
Por Jarbas Favoretto
   
Distante 132 km da capital, a Estância de Socorro tem todos os encantos naturais e culturais de uma bela cidade com atrativos turísticos para todos, inclusive para os portadores de necessidades especiais.
Numa parceria daquela Prefeitura com o Ministério do Turismo e a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência foi iniciado um projeto turístico para acessibilidade total.
Muitas obras já concluídas, outras em andamento, o que bastou para que a
 
cidade de Socorro entrasse no mapa mundial dos destinos turísticos por excelência.
A acessibilidade está presente no centro histórico e comercial, nas pousadas, hotéis, parques de turismo de aventura, no Portal Colonial, Mirante do Cristo, Horto Florestal, Palácio das Águias, Centro de Eventos, etc.
Enfim, uma cidade que se preocupou com o bem estar de todo tipo de visitantes merece a visita de todos nós.
CURIOSIDADES
Dicas em Socorro
Por Luis Carlos Negri*
   
Pequena cidade do Circuito das Águas Paulistas, vizinha de Amparo; Serra negra; Lindóia e outras tantas. Apesar de ser uma cidade bucólica e pacata nos dias de semana normais, a região tem uma nova especialidade, o turismo de aventuras e esportes radicais.Tem 15 diferentes tipos de esportes de aventura e é um dos principais pontos para o ecoturismo no

 
estado. Venha ver a tirolesa de 1 km e descer o Rio do Peixe em um bote inflável.
Há também a opção para compras de malhas, uma vez que na cidade existem mais de 400 malharias. Socorro está perto de São Paulo, aproximadamente 2 horas de carros, pode ir por Atibaia ou Campinas.
Tirolesa de 1km
 
Rio do Peixe - Bom para Bóia Cross
     
* Delegado Regional de Campinas do SINDEGTUR-SP e Guia e Técnico de Turismo, registrado no Ministério do Turismo
 
HISTÓRIA
 
 

A formação do município de Socorro está associada ao movimento das entradas e bandeiras e ao estabelecimento de fazendas de criação de gado, a partir de 1738.

Entretanto, o povoado surgiu, em 1828, com a fundação, por Roque de Oliveira Dorta e Simão de Toledo Pizza, de um bairro chamado Rio do Peixe, no sertão de Bragança.

Pouco tempo depois, ergueu-se uma capela em louvor de Nossa Senhora da Conceição do Socorro e, assim, o núcleo passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição do Socorro do Rio do Peixe.

 

Em 19 de março de 1829, a capela foi elevada a capela curada. Com o nome simplificado para Nossa Senhora do Socorro, em 28 de fevereiro de 1838, tornou-se a freguesia do município de Bragança Paulista e, em 24 de março de 1871, foi criada a vila, já com o nome de Socorro.

A cultura do café promoveu maior desenvolvimento à vila que, em 17 de março de 1883, recebeu foros de cidade. Socorro tornou-se estância sanitária em 24 de abril de 1945 e estância turística em 17 de novembro de 1978.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
HINO

 

Letra: Aluísio Douglas Ferrari
Música: Pedro Ferragutti


I
Berço gigante de bravos,
de glórias mil
de tradições imortais
Ninho de fé e ternura,
de doce paz,
de encantamento e prazer!
Oh! Minha Estância de sonhos,
onde o amor ergueu seu templo e ficou!
Entalhando aos pés da Mantiqueira,
tua gente obreira, com carinho a edificou!

II
Sentir ao respirar, tão salutar, da brisa
o seu frescor!
Ver, teus morros quase azuis, teu céu
com tanta luz
dos campos seu verdor!
Nas fontes e nas cascatas, as cristalinas
águas a correr,
É rezar e comungar co’a Natureza
em seu viver!

III
Socorro, enfim, é festa e sol, trabalho,
encanto e luz,
da alvorada ao arrebol!
Suaves noites, gentil luar
Um clarão de esperança e de fé
Sempre e sempre a brilhar!

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
Bandeira
 
 
Brasão