ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
São Manuel (portuguesa): Fundado em 1870, seu nome é uma homenagem a Manuel Gomes de Faria, que doou 23 alqueires para dar início ao povoado. O mesmo Manuel construiu a capela de São Miguel, em torno da qual a cidade começou a crescer. Em 1885, desmembrou-se de Botucatu e foi elevada à categoria de cidade. Na época, chamava-se Bairro do Paraíso. Passou a Ter o nome atual em 1933.
 

São Manuel faz parte do
Roteiro Turístico Pólo Cuesta


Conheça aqui os roteiros do Estado!

 
Aeroporto Estadual Nelson
Garófalo - SBSR
 
End.: Estrada Rodrigues Alves, s/n
São Manuel - São Paulo - Brasil
Telefone: (14) 3841-3773
 
 
DESTAQUE
 
 

MUSEU PADRE MANUEL DA NÓBREGA PRESERVANDO
A MEMÓRIA HISTÓRICA LOCAL

     

São Manuel abriga um acervo com mais de quatro mil peças no Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manuel da Nóbrega”. Inaugurado em 1971, o museu ocupa o antigo prédio da Cadeia Pública, que foi reformado para que se adequasse à proposta.

Museu conserva mais de quatro
mil peças

A iniciativa foi do então vereador, professor Lino José Saglietti, que contou com a colaboração de cidadãos da cidade, especialmente da artista plástica e escritora Maria Amélia Arruda Botelho de Souza Aranha, nomeada primeira coordenadora da instituição.

Atualmente, as peças expostas narram o passado da cidade, desde os tempos áureos do café até objetos pessoais que pertenceram a Tonico e Tinoco, dupla sertaneja de sucesso nascida em São Manuel.

 

Foto antiga do prédio onde o museu está instalado, à Rua XV de Novembro

Antigas aras, canetas, entre outras peças, que foram de personalidades como Adhemar de Barros e Laudo Natel fazem parte da coleção. E mais, câmeras fotográficas datadas do início do século XX, um projetor cinematográfico, cristais e cristaleiras decoradas em ouro, além da sala dedicada especialmente à Revolução de 32, compõem o acervo do museu que leva o nome de Padre Manuel da Nóbrega.

Manuel da Nóbrega (1517-1570) nasceu em Portugal e chegou ao Brasil em 1549, em missão incumbida pela Coroa para a Companhia de Jesus. Junto a outros jesuítas, o padre participou da construção do Brasil colônia, tendo sido figura importante para a fundação da cidade de São Paulo.

Restam de Manuel da Nóbrega cartas redigidas a autoridades portuguesas, inclusive ao rei D. João III.



Texto: Daniella Cornachione
Fotos: Prefeitura Municipal de São Manuel.

 
 
CURIOSIDADES
 
Terra natal da dupla sertaneja Tonico e Tinoco

A cidade é conhecida, inclusive, por ter sido a terra natal da dupla sertaneja Tonico e Tinoco. Fato que está presente em São Manuel, seja na conversa das pessoas, como também na forma de homenagens, exemplo é a praça que recebe os nomes da dupla.

Na praça, que fica logo no início da cidade, há esculturas dos cantores envoltas por um arco em forma de violão, Sendo que na lápide sobre a qual estão as esculturas, lê-se “Homenagem de São Manuel aos seus filhos ilustres, que formaram a consagrada dupla "Coração do Brasil".
 
HISTÓRIA
 
 

Através de uma escritura pública de 19 de abril de 1870, lavrada no Tabelião Antônio César, de Botucatu, o alferes Manoel Gomes de Faria e dona Delfina Carolina Gomes, Antonio Joaquim Mendes e dona Sinhorinha Rosa da Conceição, fizeram a doação dos primeiros treze alqueres, no local denominado Água Clara, para o patrimônio da Capela de São Manuel.

A doação se fez com a condição de que os bens reverteriam aos doadores, caso não progredisse o povoado. Gomes de Faria doou também na ocasião um paramento, um altar, a imagem de São Manuel e a Pia Batismal.

Em 2 de fevereiro de 1871, o terreno foi permutado por outro, onde se edificou a cidade. Foram responsáveis pela permuta, Manoel José Pereira, procurador e zelador da capela e, Joaquim Antônio Pereira Pires e sua mulher Francisca Maria de Paula.

Associando-se a Manoel Gomes de Faria e a Antônio Joaquim Mendes,

 

Manoel Vieira Paraíso doou mais uma área adjacente ao patrimônio e, pela coincidência do primeiro ser possuidor das terras da Águas Clara do Paraíso e este último chamar-se também Manoel, resolveram dar ao local a denominação de São Manoel do Paraíso.

O lugar onde está edificada a cidade era conhecido como Bairro do Paraíso, ou dos Tavares. Em 7 de abril de 1880, nove anos depois da fundação do povoado o foi elevado a Freguesia.

Porém, o povoamento do atual território de São Manuel deu-se antes de 1850, e suas terras eram, em geral, provenientes de posses registradas de acordo com a lei de 1850, havendo também algumas sesmarias.

A data de sua fundação é registrada como a mais próxima doação de terras, ou seja, 17 de junho de 1870.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
Bandeira
 
 
Brasão