Atividades | Pontos Turísticos | Eventos
-ATIVIDADES
• Turismo Religioso
São Manuel é a cidade da tradição e fé, e esta afirmação é evidente quando o turista tem a oportunidade de visitar o Santuário de Santa Terezinha, o maior em louvor à Santa em toda a América Latina. Outra grande atração religiosa é o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, localizado no Distrito de Aparecida, segundo templo Mariano do Brasil. Completa-se ainda a Igreja Matriz com sua arquitetura neo-branca e a Capela de São Benedito, sendo o primeiro templo religioso do Igreja Católica de São Manuel.
• Parada da Fé
Roteiro especialmente criado para o turista celebrar sua fé em Nossa Senhora. O lugar é muito visitado por devotos, pois acredita-se que a Imagem é milagrosa. A tradicional " Mina de Aparecida" e as lojas de artigos em couro, completam as atrações locais.
• Turismo de Lazer
O turismo de lazer está garantido em São Manuel, principalmente ao visitar o Clube de Campo e Náutica " ÀguaNova", dotado de toda infra-estrutura de apoio ao turista: Lanchonete restaurante, marina,piscina natural, quiosque, apartaamentos, quadra poliesportiva. Tudo isso às margens do rio Tietê, já limpo em nossa região. O Pesqueiro Recanto Dourado, Proporciona pesca durante dia e música ao vivo a noite.

Saiba mais sobre o roteiro cultural Pólo Cuesta.
-PONTOS TURÍSTICOS
• Patrimônio Histórico e Cultural
Reúne atrações turisticas de todo legado dos tempos áureos do café, materializado nas fazendas próximas à cidade, na arquitetura do centro histórico e por toda a tradição ligada à musica raiz sertaneja, sendo o maior expoente a dupla " Coração do Brasil" Tonico e Tinoco, filhos de São Manuel
• Santuário de Nossa Senhora  
A primeira aldeia teve inicio no ano de 1840, erigindo Antonio da Rosa e Luiz Mineiro uma capela em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Em 1866, um grupo de senhoras, com o produto de suas economias e serviços domésticos angariaram donativos para a compra de um sino. Pela primeira vez a selva são-manuelense foi despertada pela voz de bronze. Essa relíquia está hoje no atual Santuário, que substituiu a primeira Igreja. Manteve o nome de Aparecida da Água da Rosa, substituído pela denominação de Aparecida de São Manuel. Atualmente se comemora os festejos em comemoração a Nossa Senhora da Aparecida, todo dia 15 de agosto.

Distrito de Aparecida de São Manuel
Horário de funcionamento: Terças e sábados -19h30 / domingos - 8h
• Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manuel da Nóbrega”
Criado por proposição do então vereador professor Lino José Saglietti, o Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manuel da Nóbrega” de São Manuel, fio oficializado em 23 de janeiro de 1970 e inaugurado em 1971, graças ao esforço de um grupo de são-manuelense e apoio da artista plástica Maria Arruda Botelho de Souza Aranha. O museu é considerado um dos mais ricos do interior de São Paulo com mais de 4.000 peças catalogadas. O prédio, que tem sua arquitetura a réplica do Parlamento da cidade de Sidney – Austrália, abrigou durante muito tempo a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Rua Gomes de Faria, s/nº
Horário de funcionamento: das 9hs às 17hs de terça à sexta-feira / 9hs às 12hs aos sábados e domingos.
• Santuário de Santa Terezinha
Pouco depois de tomar posse na Diocese de Botucatu, no dia 1º de fevereiro de 1925, Dom Carlos Duarte Costa levantou a hipótese da construção de um santuário em honra a Santa Terezinha. Dos lugares estudados, foi escolhido um que tinha sido, outrora, um cemitério e que não exigiria grandes desapropriações. A pedra fundamental do santuário foi lançada com solenidade, antes mesmo de ter sido concluído os trabalhos de terraplanagem e abertos os alicerces, a fim de que tal acontecimento pudesse coincidir com o dia 17 de maio de 1925, data da canonização de Santa Terezinha.

Rua Sete de Setembro, 836 - Centro
• Matriz de São Manuel
A doação das terras do município se fez com a condição de reverterem os bens doados, caso não progredisse o povoado e, caso se realizasse a intenção dos doadores onde Manoel Faria doava mais um paramento, altar, a imagem de São Manuel e a pia batismal. Foi assim construída a capela dedicada ao santo. Estando no exercício de Vigário o Padre Manuel Antunes de Siqueira, convocou o povo para a construção da atual igreja matriz de São Manuel. A obra foi delineada e executada pelo artista Domingos Calvitti que, domiciliado nesta cidade, deixou evidentes marcos de sua técnica profissional. O teto da nave, sustentado por doze colunatas, na alegoria dos doze apóstolos, possuía régios lampadários de cristal e, com igual adorno, monumentais altares laterais entalhados em madeira de lei, em estilo colonial, com dedicatórias votivas de tradicionais famílias, tendo João Vasconcellos ataviado a abôbada com uma tela de grandes proporções, figurando a cena da Assunção.

Horário de funcionamento: Missa toda segunda a sexta às 7hs / sábado às 19hs / domingo às 7hs e 18h30.
Rua Sete de Setembro, 350 – Centro
• Igreja de São Benedito
Após a criação da vila que deu origem a São Manuel, por Manuel Gomes de Faria e Manuel Vieira do Paraíso, os devotos de São Benedito, maioria, entre os primeiros colonizadores, erigiram a sua ermida, por subvenção de Francisco Gerônimo da Silva, consagrada em 04 de outubro de 1874. Com a instituição da Paróquia em 1885 e tendo sido designado seu vigário o padre Benigno Castro Peres, a igreja de São Benedito, a primeira de São Manuel, concentrou todos os atos litúrgicos até 1895, sendo remodelada pelo engenheiro André Margoni, contribuindo com o gradil em seu frontal Francisco Emygdio de Amaral, Barão do Amaral.

Horário de Funcionamento: Missas toda segunda às 19h30
Rua Gomes de Faria, s/n- Centro
-EVENTOS
Aguardamos eventos desta cidade
 
 
Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manuel da Nóbrega”
 
Secretaria de Cultura/Turismo