ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Santa Isabel (portuguesa): A antiga capela de Santa Isabel, em Mogi das Cruzes, passou a freguesia em 1812 e virou cidade em 3 de julho de 1833.
 

Santa Isabel faz parte do
Caminho das Águas e Nascentes
.


Conheça aqui os roteiros do Estado!

DESTAQUE
 

As Águas e Nascentes Paulista

Por Jarbas Favoretto*
 

Um consórcio de onze cidades foi criado para fomentar o que chamam de “Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes”. Esse roteiro turístico engloba uma importante área de proteção ambiental e de ricos mananciais, recursos naturais e histórico-culturais.
Fica na região metropolitana da capital e seu principal tributo é a nascente do Rio Tietê. É uma ótima opção de turismo, lazer e inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros e restaurantes.
As cidades são Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e a destacada Salesópolis, onde nasce o Tietê.
Alguns atrativos
No roteiro acima temos o complexo de lazer “Magic City” em Suzano, onde também está o Templo Budista “Daigtozan Jomyoji”. Na cidade de Poá temos o Balneário “Vicente Leporace” e uma praça de eventos de 30 mil m2. Por sua vez, em Ferraz de Vasconcelos está a maior videira do Brasil, berço da uva Itália entre nós, mais o “Castelinho” e o “Turcão” (um local para eventos com complexo poli esportivo).
Um parque ecológico é um dos atrativos de Itaquaquecetuba.
Esportes de Aventura você encontra em Santa Isabel, onde tem o Sítio Embaúba e a Igreja NS do Rosário, de 1723. Em Guararema você pode curtir o “Recanto do Américo”, o “Parque da Pedra Montada” e o “Parque da Ilha Grande”.

 

Em Mogi das Cruzes o visitante vai preferir o “Parque das Neblinas”, a “Colônia Itapeti” e o já tombado “Museu do Carmo”. Em Biritiba Mirim o “Aeroclube”, o “Vale Encantado” e o “Haras Marcon”. Arujá integra o circuito com a Igreja Penhinha, seu coreto e o Lago São Domingos.
Salesópolis exibe a nascente já citada, a Usina Parque e a Barragem da Ponte Nova. A cidade que abriga o nosso Aeroporto Internacional apresenta, ainda, o “Bosque Maia” e o Zoológico Municipal. Visite!

Nascentes do Tietê, cercadas de rochas, brotam de três pontos. Foto Jarbas Favoretto
 
* Presidente da Amitur - Associação dos Municípios
de Interesse Cultural e Turístico
 

 

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A antiga capela de Santa Isabel, o núcleo inicial do município, localizava- se nas terras de Mogi das Cruzes.

A ocupação territorial teve início no século XVIII, com a chegada de um grupo de mineradores do Vale do Paraíba que, após uma experiência frustrante com a exploração de ouro em terras mineiras, resolveram se instalar na Fazenda Morro Branco, situada na região.

Foi a presença da capela e a dinâmica por ela estabelecida no povoado

 

incipiente que levaram à criação, em 25 de junho de 1812, da freguesia de Santa Isabel, pertencente a Mogi das Cruzes.

Após 20 anos, em 10 de julho de 1832, tornou-se vila. Seu desenvolvimento foi sustentado, até 1876, quase que exclusivamente pela cultura do café.

Em 30 de maio de 1893, estabelecendo-se de forma definitiva como município autônomo, Santa Isabel recebeu foros de cidade.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
 
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
 
 
 
Bandeira
 
 
Brasão