ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Santa Cruz do Rio Pardo (portuguesa): Seus primeiros habitantes foram criadores de gado. Margeada pelo Rio Pardo, ganhou o nome do curso de água e de uma igreja construída em meados da década de 1870, quando a povoação teve início. Virou município em 20 de janeiro de 1877.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

No início do século XIX, Manoel Francisco Soares e Pedro Manoel de Andrade, mineiros criadores de gado, deixaram a região de Itapetininga e Botucatu, atingindo o vale dos rios Pardo e Turvo.

Já em meados do mesmo século estavam estabelecidas, a oeste do Rio Pardo, as povoações de São Pedro do Turvo, Santa Bárbara do Rio Pardo (hoje Águas de Santa Bárbara) e Santa Cruz do Rio Pardo, com grande parte dos habitantes proveniente de Minas Gerais.

O povoado de Santa Cruz do Rio Pardo originou-se a partir da formação de

 

um patrimônio com terras doadas por Manoel Francisco Soares, onde foi construída a capela de Santa Cruz.

Se a pecuária determinou o surgimento do município, seu desenvolvimento, no entanto, deveu-se à cultura do café e à chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana nos últimos anos do século XIX.

A freguesia de Santa Cruz do Rio Pardo, no município de Lençóis Paulista, foi criada em 20 de abril de 1872 e elevada a vila em 24 de fevereiro de 1876.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
 
Bandeira
 
 
Brasão