ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Porangaba (tupi): Significa bela vista. Antigo distrito de Tatuí, por suas belezas naturais, teve inicialmente o nome de Bela Vista de Tatuí. Fundada em 24 de setembro de 1860, foi emancipada em 4 de junho de 1927.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Às margens da antiga estrada Botucatu-Sorocaba, havia um lugar onde os tropeiros descansavam o qual foi denominado Sertão do Rio Feio, uma das moradoras deste povoado ganhou do filho uma imagem de Santo Antônio, e foi neste lugar que a igreja Matriz foi fundada, a princípio por volta do ano de 1873 foi construída uma capela em homenagem ao Santo, e o lugar passou a ser chamado de Santo Antônio do Rio Feio.

O Distrito foi criado em fevereiro de 1885, e foi elevado a Freguesia de Bela Vista em 1906, quando passou a chamar Distrito de Bela Vista do Município de Tatuí.

No dia 4 de junho de 1928 a sede do Município passou a se chamar Porangaba, que segundo a língua Tupi-Guarani quer dizer lugar bonito: Poran = bonito e Gaba = lugar.

 

A entrada dos tropeiros em busca de riquezas foi à alavanca do desenvolvimento da cidade, com a chegada de famílias de outras regiões a agricultura e a pecuária passaram a ser de extrema importância.

A região contou com um ciclo importante do cultivo do algodão, porém o uso indiscriminado da terra, fez com que o solo apresentasse sérios problemas de erosão. A topografia acidentada, o desmatamento e os tipos de solo existentes no local colaboravam pra agravar o problema, diminuindo cada vez mais a produtividade.

Atualmente o município vive somente da pecuária de leite e corte, além do sistema integrado de frangos de corte.

 
Texto extraído do site: www.tvtem.globo.com
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão