ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Planalto (portuguesa): Era o nome de uma lagoa de onde os donos de olarias extraíam argila para a produção de tijolos na região de Bauru. Em 1907, uma comitiva de D. Pedro I, que participaria da guerra do Paraguai, passou pela região e muitos integrantes contraíram malária. Com o surto da Doença, D. Pedro se instalou no local e fundou a cidade. A emancipação aconteceu em 1944.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Antigo povoado de Lagoa, fundado por volta de 1900, na região entre os rios Tietê e Santa Bárbara, teve início com a construção de um cruzeiro por seus primeiros habitantes.

Tornou-se  distrito em 21 de agosto de 1907, com o nome de Avanhandava no município de São José do Rio Preto, sendo transferido para o município de Monte Aprazível em 28 de dezembro de 1914, quando este foi criado.

Como a lei datada de 29 de dezembro de 1925, que lhe alterou o nome para

 

São Jerônimo, declarasse sua vinculação ao município de São Josédo Rio Preto, houve novo decreto em 13 de setembro de 1928 retificando lhe o vínculo a Monte Aprazível.

Assumiu a denominação de Planalto em 22 de março de 1934, e obteve autonomia político-administrativa em 24 de dezembro de 1948.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão