"Piracaia é bonita
por natureza
"

Fabiane Santiago

Prefeita


Piracaia é bonita por natureza, nossa cidade foi fundada em 16 de junho de 1817, com o nome de Santo Antonio da Cachoeira, como um bairro de Atibaia, por dona Leonor de Oliveira Franco, que doou um terreno para construção de uma capela em louvor a Santo Antônio.
O local exato da fundação é hoje a atual Praça Júlio Mesquita, onde foi erguida e inaugurada, em 9 de novembro de 1891, a atual Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira. Nossa localização na Serra da Mantiqueira possui muitas cachoeiras e montanhas, somos considerados por diversos órgãos um dos melhores climas do mundo nosso clima tropical de altitude com temperatura média de 20°C é agradável e encanta nossos visitantes.

Possuímos diversos Pontos turísticos, o  mais famoso é o Santo Cruzeiro

que é o maior do mundo, nossa igreja da Matriz é a única fora de Roma que possui o retrato de todos os Papas no pintados no Teto, alem disso nossas represas nossa gastronomia tradicional pela inigualável truta e principalmente nosso povo amistoso e hospitaleiro são um convite a se apaixonar pela nossa cidade.

Aproveito aqui para convidar você a se deliciar com as belezas e encantos da nossa terra, da nossa historia, do nosso povo e da nossa gente.
     
 
 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Piracaia (tupi): A expressão em tupi significa peixe frito. O povoado foi fundado em 18l7, e a princípio era chamado de Santo Antônio da Cachoeira. Somente em 1895 recebeu o nome atual e passou a ser município. O local é chamado pelos moradores de Eterna Namorada da Mantiqueira, por estar localizada ao lado da serra da Mantiqueira.
 
 
Seja o primeiro a patrocinar esta cidade!
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Antigo povoado de Santo Antônio da Cachoeira, o município foi fundado, em 16 de junho de 1817, por Dona Leonor de Oliveira Franco, grande proprietária local, responsável pela doação de terras destinadas a uma capela construída em louvor a Santo Antônio.

Em 5 de março de 1836, o núcleo formado em torno da capela foi elevado a freguesia do município de Atibaia, sendo transferido, em 10 de junho de 1850, para o município de Nazaré Paulista.

 

Tornou-se vila em 24 de março de 1859 e recebeu foros de cidade em 21 de março de 1885, mas sua denominação foi alterada para Piracaia (em tupi, “peixe queimado”) apenas em 20 de agosto de 1906.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Conheça a cidade
por suas imagens!
 
 
Bandeira
 
 
Brasão