ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Piedade (portuguesa): Vicente Garcia, o manda-chuva do vilarejo por volta de l831 a 1835, ganhou de um mascate uma imagem de Nossa Senhora de Piedade, para a qual mandou construir uma capela. A obra ficou pronta em 20 de maio de 1940, considerado dia de fundação da cidade, que chegou a município em 1857.
 

Piedade faz parte do
Circuito Itupararanga
.

Conheça aqui os roteiros do Estado!

 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Piedade formou-se em princípios do século XIX, quando diversas famílias vindas dos  arredores, sobretudo de Sorocaba, estabeleceram-se na margem esquerda do Rio Pirapora, constituindo um pequeno povoado.

Por volta de 1835, Vicente Garcia construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, benta em 20 de maio de 1840, data que passou a ser considerada a de fundação da cidade.

Em 3 de março de 1847, criou-se a freguesia do município de Sorocaba com o nome de Nossa Senhora da Piedade. Tornou-se vila em 24 de março de 1857, embora não se saiba

 

quando exatamente sua denominação foi reduzida para Piedade.

O desenvolvimento da vila foi bastante lento e os caminhos que a ligavam a Sorocaba (principal cidade vizinha), encontravam-se, ainda em 1907, em condições precárias. O transporte de pessoas ou mercadorias estava, até então, praticamente restrito ao “lombo de burro”.

A situação somente se alterou a partir de 1934, quando Piedade passou a ter uma ligação direta com a capital do Estado, imprimindo um novo ritmo a seu crescimento.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
 
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
 
 
Bandeira
 
 
Brasão