ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Onda Verde (portuguesa): Fundada em 1910 com a inauguração da rede ferroviária São Paulo Goiás. Seu nome foi inspirado no terreno ondulado, onde se plantava algodão. Emancipou-se de Nova Granada em 1965.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A origem do município de Onda Verde resultou da união de dois povoados que se formaram na região de São José do Rio Preto.

O Povoado dos Castores formou-se primeiro, por volta de 1920, quando o coronel Castor doou 15 alqueires das suas terras para a Diocese de São José do Rio Preto constituir um patrimônio.

Nessa mesma época, o coronel João Ismael, proprietário da Fazenda Recreio, soube que, por suas terras, passariam os trilhos da estrada de ferro e decidiu doar alguns terrenos para a construção da estação e de outros prédios necessários à formação de um povoado, que recebeu o nome de Onda Verde.

Em 1921, chegaram as primeiras famílias de imigrantes japoneses, italianos e portugueses, aumentando significativamente a população do povoado. Além disso, havia também as famílias da Fazenda São João, mais conhecida como Fazenda dos Ingleses.

Em 1927, chegaram os engenheiros para trabalhar na implantação da

 

Ferrovia São Paulo–Goiás, que uniria Nova Granada a Bebedouro e seria inaugurada em 1929.

Mais tarde, a ferrovia passou para a Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Com a formação do povoado de Onda Verde e a presença da ferrovia, os moradores do Povoado dos Castores acabaram se transferindo para lá. Tornouse, então, distrito em 11 de outubro de 1934, em terras do município de Nova Granada.

Em 28 de fevereiro de 1964, obteve sua autonomia políticoadministrativa Outro importante fator de desenvolvimento local foi a construção da “Algodoeira”, que entrou em funcionamento em 1938, com o nome de Companhia Brasileira de Frutas – CBF, e beneficiava vários produtos, particularmente o algodão.

Em 1943, foi vendida para a Anderson Clayton e Cia. Ltda., que atuou até 1959. O nome Onda Verde está relacionado ao relevo ondulado da região, o verde da vegetação e a produção de algodão, que lembravam um imenso mar com ondas verdes.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão