ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Óleo (portuguesa): Os primeiros tropeiros que chegaram à região, em 1880, passaram a desmatá-la para fazer plantações. Em sua maioria, as árvores eram cabreúvas, que, quando cortadas, soltam uma espécie de óleo. Emancipou-se de Avaré em 14 de dezembro de 1917.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Por volta de 1888, a venda de terras na região então conhecida como sertão de Campos Novos, na Alta Sorocabana, atraiu migrantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de outras vilas de São Paulo.

O local onde se situa a cidade de Óleo tornou-se passagem de tropas e de viajantes, que se dirigiam para a nova região, e faziam pouso à sombra de uma árvore de “óleo” – espécie que ainda hoje se encontra na região – ficando conhecido como “Pousada de Óleo”.

 

Não demorou a se tornar um povoado, com a doação de terras de cinco proprietários locais, Francisco Luiz Pereira, Joaquim Nazaré, Carlos Bernardino de Souza, Manoel Galdino de Oliveira e Antonio Pena, que formaram o patrimônio, e construíram a capela do Senhor Bom Jesus.

O distrito,agora com o nome de Óleo, foi criado em 6 de junho de 1891, no município de Santa Cruz do Rio Pardo, e elevado a município em 14 de dezembro de 1917.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão