ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Motuca (tupi): Em tupi significa vespão. Que fere a pela. O nome foi mantido porque na cidade existem até hoje muitos mosquitos que picam os bois. Surgiu em 1892, já com este nome, e se emancipou de Araraquara em 9 de janeiro de 1990.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Os primeiros registros de ocupação de Motuca datam de 1892, e se referem à construção da Estrada de Ferro Rincão/Bebedouro, pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro.

Pelo local, abundante em recursos hídricos, costumavam passar condutores e boiadas vindos de regiões distantes, além de comportar descarregamentos de café – por ser entroncamento ferroviário –, destinados à exportação via Porto de Santos.

Motuca se desenvolveu, portanto, em função da criação de gado e da cafeicultura, embora também tenham sido exercidas atividades ligadas ao setor hortifrutigranjeiro, sobretudo,

 

após 1908, com a chegada de imigrantes japoneses.

O efetivo crescimento agrícola impulsionou o processo político-administrativo, que teve início em 31 de dezembro de 1925, com a criação do distrito no município de Araraquara.

A partir da década de 50, com a diversificação de culturas, multiplicaram- se as pequenas propriedades e os sítios, além dos arrendamentos de terras, atraindo para região migrantes nordestinos.

Marcado por um lento desenvolvimento, Motuca somente foi emancipada em 9 de janeiro de 1990.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão