ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Monte Azul Paulista (portuguesa): A cidade localiza-se em cima de uma colina e recebeu esse nome devido a cor do céu. Para diferenciar de Monte Azul de Minas, foi chamada de Monte Azul Paulista. Também conhecida por Princesinha da Colina, foi fundada por um primeiro que doou alguns alqueires de terra como pagamento de uma promessa a São Bom Jesus, feita em benefício de sua mulher, adoentada. A cidade foi fundada em 29 de junho de 1896, com o nome de São Bom Jesus do Avanhadavinha.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Em uma região de terras inexploradas, teve início a formação de Monte Azul Paulista, que, a exemplo de outros municípios paulistas, também foi marcada pelo movimento dos bandeirantes.

Consta ter sido o bandeirante Felipe Cassiano, possuidor de terras na fazenda Avanhandava, um dos responsáveis pela fundação da cidade que, a partir de uma promessa ao Senhor do Bom Jesus pela recuperação da saúde de sua esposa, fez uma doação para constituir um patrimônio.

Juntaramse a ele, nesse ato, alguns proprietários de fazendas vizinhas (com destaque para a Fazenda Palmeiras), entre os quais, Joaquim da Costa Penha, Alexandre Dias Nogueira e José Venâncio Dias.

Em 29 de junho de 1896 no alto do espigão que dividia as fazendas Palmeiras e Avanhandava foi erguido um cruzeiro e realizada a cerimônia de fundação do patrimônio de São Bom Jesus de Avanhandava.

Sua escritura foi feita somente um ano depois, por Costa Penha, em um cartório de Bebedouro.

 

Novos moradores foram atraídos para a região e a construção de uma capela foi conseqüência natural, denotativa do interesse em se estabelecer definitivamente as bases do novo povoado.

O crescimento de moradias e estabelecimentos contou com o planejamento do traçado das ruas, realizado pelo engenheiro João Mastrella, que na época, trabalhava na divisão das terras da comarca  de Bebedouro.

As disputas referentes a posse e demarcação de terras do povoado não frearam seu desenvolvimento.

Distrito policial de Monte Azul (1901), pertencente a Bebedouro, tornou- se distrito do mesmo município em 30 de novembro de 1903.

Sua autonomia político-administrativa foi conquistada em 22 de dezembro de 1914 e sua denominação alterada por duas vezes: em 30 de novembro de 1944 para Monte Azul do Turvo e, em 24 de dezembro de 1948, para Monte Azul Paulista.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão