ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Monte Aprazível (portuguesa): Os primeiros desbravadores chegaram à região em 1900. Seu fundador, Porfírio de Alcântara Pimentel, veio de Monte Alto, cidade vizinha, e batizou o município pela sua posição geográfica, a 480 metros de altitude. O adjetivo aprazível, acredita-se foi colocado para diferenciar de Monte Alto. Emancipou-se de Água Limpa em 1924.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

O núcleo populacional que deu origem a Monte Aprazível começou a se formar por volta de 1900, época em que chegaram os primeiros desbravadores à região.

Fundado por Porfírio de Alcântara Pimentel, o núcleo possuía uma estrutura bastante precária, consistindo de apenas poucos ranchos espalhados à beira do Córrego Água Limpa e um tosco cruzeiro de madeira.

Com o passar do tempo, foram surgindo novos ranchos ao redor do cruzeiro, possibilitando o crescimento

 

do patrimônio de Água Limpa, até que, em 18 de dezembro de 1914, fosse criado o distrito de Monte Aprazível em terras do atual município de São José do Rio Preto.

A Paróquia do Senhor Bom Jesus, criada em 1920, estabeleceu bases mais sólidas para seu desenvolvimento e, assim, em 23 de dezembro de 1924, Monte Aprazível obteve autonomia político administrativa.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão