ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Macaubal (tupi): Plantação de macaúba, espécie de coqueiro de onde vem a macaba, abundante na região. Depois de se chamar Coqueiros e Vila Progresso, ganhou o nome de Macaúbas em dezembro de 1928, como distrito de Monte Aprazível. O nome Macaubal veio em 1944 e em dezembro de 1948 tornou-se município.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Macaubal foi fundado em 2 de maio de 1924 pelos portugueses João de Freitas Caires, Manoel Camilo de Figueiredo e os brasileiros Tomaz Teixeira de Souza e Narciso Alves da Silveira, que se estabeleceram nas fazendas Santa Bárbara e Ponte Nova.

Novos pioneiros foram atraídos pelas térras férteis da região, formando o povoado que recebeu, inicialmente, o nome de Coqueiros e, depois, Vila Progresso. Este registrou um rápido desenvolvimento, graças ao cultivo do café e de alguns tipos de cereais.

 

Ao ser elevado a distrito do município de Monte Aprazível, em 28 de dezembro de 1928, sua denominação foi alterada para Macaúbas e, apenas em 30 de novembro de 1944, obteve a denominação de Macaubal, cuja origem provém da existência de um tipo de coqueiro, macaúba, na região.

Tornou-se município em 24 de dezembro de 1948.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão