ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Jumirim (tupi): A vila de Juru-Mirim recebeu a ferrovia e a estação da Sorocabana em 1886, na Fazenda Barreiro, de Manoel Novaes. Seu nome, mais tarde adaptado para Jumirim, significa, em tupi, salto, cachoeira pequena, e se refere a uma queda do Rio Sorocaba. A emancipação consumou-se em 27 de dezembro daquele ano.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

O município de Jumirim, criado recentemente, em 27 de dezembro de 1995, foi distrito do município de Tietê, com sede no povoado de Jumirim e território desmembrado do distrito-sede daquele município, condição assumida a partir de 30 de novembro de 1944.

As referências mais antigas sobre o município ligam-no à Vila de Jumirim, cujo nome provém do topônimo tupi, jurumirim, que significa “embocadura pequena”.

A formação do povoado teve como marco inicial a Estrada de Ferro

 

Sorocabana ou, mais especificamente, a construção, em 1886, de uma estação ferroviária alocada em parte das terras da Fazenda Barreiro, pertencente ao português Manoel Novaes, considerado o fundador da cidade.

Contou também com a influência da imigração italiana, uma vez que inúmeras famílias foram chegando à região em busca de melhores possibilidades.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão