ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Itirapuã (tupi): Significa monte elevado e a cidade surgiu por volta de 1890, descoberta por garimpeiros. A mineração foi trocada pela cafeicultura e a localidade tornou-se município em 24 de dezembro de 1948.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A cidade de Itirapuã surgiu por volta de 1890, em função da garimpagem que se praticava em Patrocínio do Sapucaí, hoje Patrocínio Paulista.

Antônio Joaquim do Carmo, conhecido por Antônio Beltrudes, retirou-se, por interesses comerciais, para o leste daquela cidade, construindo algumas moradias no núcleo inicial do povoado.

Mais tarde, Beltrudes e outros moradores fizeram uma doação de terras para a formação de um patrimônio em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

A instalação de fazendas de café estimulou a vinda de imigrantes,

 

sobretudo portugueses e espanhóis, que passaram a integrar uma sociedade quase toda formada por pessoas vindas de Minas Gerais.

O desenvolvimento administrativo de Itirapuã começou em 14 de novembro de 1900, quando foi transformado em distrito do município de Patrocínio Paulista. Em 24 de dezembro de 1948, adquiriu autonomia municipal.

O vocábulo Itirapuã é proveniente do idioma tupi-guarani, ityra, “monte”, “morro”, e puã, “redondo”.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão