ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Itaporanga (tupi): Seu nome, que significa pedra bonita, se deve às muitas pedras existentes no leito do rio Verde, que banha a cidade. A colonização aconteceu por volta de 1843 e a emancipação em 6 de março de 1871.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A história de Itaporanga está ligada à figura do barão de Antonina, José da Silva Machado, senhor de ex-tensas sesmarias no norte do Paraná e sul de São Paulo.

A ocupação de suas terras foi marcada pelo trabalho de catequização dos índios que as habitavam, e para isto foi solicitada a presença de padres capuchinhos vindos da Itália com a intervenção de D. Pedro II.

Ao frei Pacífico de Monte Falco coube a zona do Rio Verde, área demarcada pela confluência dos rios Verde e Itararé. Em 1844, frei Pacífico fundou o núcleo populacional do qual nasceria

 

o município de Itaporanga, erguendo uma capela e uma casa rústica no meio da mata.

O antigo povoado, chamado São João Batista da Faxina, foi elevado a freguesia do município de Itapeva, em 5 de março de 1855 e, mais tarde, em 6 de março de 1871, passou a vila e teve sua denominação alterada para São João Batista do Rio Verde.

Esse nome sofreu nova alteração em 21 de junho de 1899, passando para Itaporanga, topônimo que em tupiguarani significa “pedra bonita”.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão