ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Iracemápolis (híbrida, tupi e grega): O nome atual é uma referência fazenda Iracema, de Antônio Joaquim Fagundes, um dos seus fundadores, que lá viveu na última década do século passado. Tornou-se município em dezembro de 1953.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

O povoado que originou o atual município de Iracemápolis era um vilarejo formado por escravos recém-alforriados.

Em 1891, o fazendeiro José Emídio, considerado o fundador da cidade, doou uma parte de suas terras para a construção de uma capela em homenagem a Santa Cruz.

O local recebeu então o nome de Santa Cruz da Boa Vista. Com o tempo, novos moradores foram chegando e trazendo progresso para o

 

lugar, até que em 29 de outubro de 1923 criou-se o distrito no município de Limeira.

Maior impulso foi dado, no entanto, com a introdução, pela família Ometto, da cana-de-açúcar, das técnicas de industrialização e, principalmente, com a instalação das usinas açucareiras Boa Vista (1933) e Iracema (1938).

Em 30 de dezembro de 1953, Iracemápolis adquiriu autonomia municipal.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   

SEDE DA FAZENDA MORRO AZUL

Processo: 00320/73     
Tomb.: Res. de 8/1/74     
D.O.: 11/1/74
Livro do Tombo Histórico:
Inscrição nº 74, p. 7, 21/1/1974

A Fazenda Morro Azul teve como primeiro proprietário Manoel Rodrigues Jordão, comerciante de terras e ouro. Posteriormente, a propriedade passou ao seu filho, brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão que, ao morrer em 1827, legou-a aos seus herdeiros.

A sede da fazenda foi construída em 1877, pelo coronel Silvério Rodrigues Jordão. Constitui um exemplo raro no panorama da arquitetura rural paulista, tendo como característica principal a sua feição urbana dada pela presença de azulejos, cantaria, estuque e mármore, dispostos segundo padrões ecléticos. A platibanda apresenta-se arrematada por delicado ornamento.

Fonte: Processo de Tombamento
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão