ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Ibirá (tupi): Significa árvore ou tronco. O primeiro homem branco a pisar na localidade foi o sertanista José Bernardino de Seixas, em 1878. Chegou a município em março de 1922.
 
 
 
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Ibirá teve origem em terras doadas pelo Governo Imperial a Antônio Bernardino Seixas e seus filhos, situadas às margens do Córrego das Bicas, onde hoje se localiza o Bairro Termas de Ibirá.

No entanto, sua colonização efetiva ocorreu com a transferência do núcleo original para o local que seria, inicialmente, denominado Freguesia da Cachoeira, mas ficou conhecido como povoado de São Sebastião da Cachoeira, devido a seu padroeiro.

O nome Ibirá foi adotado em 14 de agosto de 1906, com a criação do distrito no município de São José do Rio Preto, e é proveniente do tupi-guarani imbira, “fibra” retirada da casca de certas árvores que os índios utilizavam para tecer suas redes e outros utensílios.

 

O principal fator de desenvolvimento do município, criado em 12 de dezembro de 1921, foi a exploração de suas águas para fins medicinais que, apesar de ser prática comum entre os indígenas, habitantes da região no século XVIII, só foi incorporada pelo município por volta de 1927, quando se construiu o primeiro balneário da cidade.

O investimento levou Ibirá a ser considerada estância mineral, por meio de um decreto-lei de 1942. A partir de 1947, passou a abrigar um novo e mais moderno balneário, Joaquim Lemos, que seria substituído por outro, em 1975, denominado Evaristo Mendes Seixas.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Conheça a cidade
por suas imagens!
 
 
Publicidade
 
 
linha
 
 
 
 
 
Bandeira
 
 
Brasão