ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Iaras (tupi): Senhor ou senhora do vale. Foi fundada em 1910 pelo governo estadual que comprou uma fazenda no local. Foi colonizada por imigrantes europeus e o nome vem de uma lenda indígena. Emancipou-se de Águas de Santa Bárbara em janeiro de 1990.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Iaras começou a se formar em 1910, quando o governo federal comprou uma grande fazenda pertencente ao casal Ernesto Dias e Amália Mattos Dias. Essas terras foram divididas em pequenos lotes agrícolas e vendidas a imigrantes europeus que, na época, recebiam auxílio do governo brasileiro.

A fundação do pequeno povoado foi atribuída a Pinheiro Machado e contou com a contribuição do engenheiro Carlos Poma, responsável pelo planejamento de seu traçado.

Por volta de 1911, uma nova ação do governo federal marcou a vida local pela implantação do Patronato Agrícola de Monção, que visava abrigar menores abandonados provenientes do Rio de Janeiro e criar possibilidades de se explorar terras remanescentes da antiga fazenda.

Essa movimentação e a prática da agricultura de subsistência fizeram o

 

núcleo se desenvolver e tornar-se, em 30 de dezembro de 1921, distrito do município de Águas de Santa Bárbara.

A localidade esteve, portanto, ligada à dinâmica de uma região que havia se formado a partir de Botucatu e seus desmembramentos, em grande parte, influenciados pela incursão da Estrada de Ferro Sorocabana.

O distrito, em 30 de novembro de 1944, teve seu nome alterado para Iaras, cuja origem reporta-se a uma lenda indígena sobre uma sereia que costumava aparecer no alto da Cascata Capão Rico, mais conhecida como Deusa Mãe D’Água.

Em 9 de janeiro de 1990, Iaras conquistou sua autonomia político administrativa.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão