ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Guará (tupi): Aves de pernas altas e plumagem cor-de-rosa, que eram encontradas na região. A colonização inicial aconteceu por volta de 1750 e sua emancipação, de Ituverava, deu-se em 10 de dezembro de 1925.
 

Guará faz parte
do Circuito dos Lagos


Conheça aqui os roteiros do Estado!

DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A origem do município de Guará remonta ao antigo povoado de Lageado, fundado pelos irmãos Joaquim, Manuel e Jerônimo Alves Figueiredo.

Procedentes de Minas Gerais, chegaram à região por volta de 1750, onde apossaram-se de uma extensa área de matas virgens entre os rios Grande e Sapucaí.

Após vários anos de desbravamento e do cultivo do solo, seus descendentes fizeram uma doação de terras para a fundação de um novo povoado, distante alguns quilômetros do antigo Lageado.

 

Deram-lhe o nome de Guará, que em tupi significa “garça”, devido à grande quantidade desse tipo de ave presente no lugarejo.

O desenvolvimento do povoado foi promovido, sobretudo, pela passagem da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, no início do século XX.

Em 7 de dezembro de 1914, tornou-se distrito do município de Ituverava e,  posteriormente, em 19 de dezembro de 1925, Guará conquistou sua autonomia políticoadministrativa.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão