ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Fernão (portuguesa): Homenagem ao caçador de esmeraldas Fernão Dias Paes Leme. A cidade surgiu na década de 20, ao redor de uma estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, com o nome de Aparecidinha das Antas. Depois, a ferrovia colocou o nome Fernão por conta própria. Foi emancipada de Gália em 27 de dezembro de 1995.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Em 1898, Eduardo de Souza Porto, engenheiro e explorador, implantou a primeira lavoura de café nas terras que comprara três anos antes nos chamados “sertões desconhecidos” do Estado de São Paulo.

Durante anos, sua Fazenda Santana, localizada nas margens do ribeirão hoje batizado com seu nome, era a última referência de ocupação no mapa do Estado, ponto de passagem obrigatório dos viajantes que se dirigiam à região da Alta Sorocabana, vindos da região da Estrada de Ferro Noroeste.

Sempre empenhado em abrir estradas para facilitar a comunicação na região, o coronel Souza Porto, no início da década de 20, articulou para que o leito da ferrovia da Companhia Paulista de Estradas de Ferro passasse pelas terras de seu genro, vizinhas às suas.

 

Na mesma época, foi constituído no local o patrimônio de Nossa Senhora Aparecida das Antas.

Em 15 de dezembro de 1928, foi criado o distrito de Fernão Dias, com sede no povoado de mesmo nome, município de Gália. Nesse mesmo ano, inaugurou-se a estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que também recebeu a denominação Fernão Dias, em homenagem ao bandeirante paulista.

Nessa linha, a partir de Piratininga, as estações foram nomeadas pela Companhia em ordem alfabética: Fernão Dias é precedida da estação Esmeralda e sucedida pela de Gália. Em 30 de novembro de 1944, o nome foi abreviado para Fernão e o distrito, elevado a município em 27 de dezembro de 1995.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão