ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Dourado (portuguesa): Próximo à serra de Dourado e ao rio homônimo. As Primeiras referencias ao bairro de Dourado datam de 1856. Seus fundadores foram mineiros que deixaram o Estado vizinho na primeira Metade do século passado com a decadência das minas de ouro. Chamou-se depois bairro de São João Batista do Dourado e Ganhou autonomia em 19 de maio de 1987, quando adotou o nome atual.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

Nas margens de uma estrada aberta pelos bandeirantes foram sendo construídas algumas choupanas, formando-se um pequeno burgo chamado Bebedouro.

Por volta de 1880, o capitão José Modesto de Abreu, um dos mais antigos moradores do local, doou uma gleba de terras incultas, situadas na Serra do Dourado, dando início à formação do povoado local, que recebeu o nome de São João Batista de Dourados.

São João crescia e, naturalmente, com o passar do tempo adquiriu

 

supremacia em relação a Bebedouro, que se transformou, por sua vez, num bairro da localidade principal.

Com os melhoramentos públicos, como estradas de ferro, energia elétrica, água encanada e instrução pública, São João Batista de Dourados entrou em fase de prosperidade, elevando-se, em 19 de janeiro de 1891, à categoria de distrito com a denominação de Dourado, do município de Brotas.

Em 19 de maio de 1897, adquiriu emancipação político administrativa.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão