ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Cosmorama (portuguesa): Nome escolhido pelo medidor de terras Sebastião Almeida Oliveira em 1931. Significa panorama do mundo. Sua colonização iniciou-se na década de 20. Passou a município em 24 de dezembro de 1948.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A fundação do município de Cosmorama resultou de um acordo feito entre o industrial Júlio Catini e alguns fazendeiros da região, para a permissão de instalação de uma pequena máquina beneficiadora de café nas terras do sitiante Antônio Cândido Borges, em troca da doação de alguns lotes para a formação de um patrimônio.

A demarcação do terreno foi concluída em 10 de outubro de 1931 para definir os limites do povoado, que recebeu o nome de Cosmorama. Por ocasião da Revolução de 1932, com o envio de tropas para Tanabi, a fim de guarnecer as fronteiras do Estado de São Paulo,

 

a cidade tornou-se um centro de operações, abrigando um posto militar de emergência.

Dessa forma, ganhou um grande impulso e recebeu um número maior de forasteiros, tornando-se distrito do município de Tanabi, em 9 de setembro de 1936.

A chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquarense e a proximidade com uma de suas estações possibilitaram que a vila progredisse ainda mais, sendo elevada a município em 24 de dezembro de 1948.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão