ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Conchal (portuguesa): O nome significa cascas de moluscos. Surgiu de núcleos coloniais implantados pelo governo estadual em 1911. Virou município em janeiro de 1949, saindo dos domínios de Mogi-Mirim.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A formação do município de Conchal teve início em 1906, em terras pertencentes às fazendas Nova Zelândia, Ferraz e Leme, que constituíram dois núcleos coloniais distintos: “Visconde de Indaiatuba” e “Conde de Parnaíba”, ambos criados em 28 de março de 1911.

Com a inauguração da estação da Estrada de Ferro Funilense, atual Sorocabana, os dois núcleos começaram a se desenvolver e o povoado de Engenheiro Coelho, que os abrangia, foi elevado a distrito em 30 de dezembro de 1919, com a

 

denominação de Conchal, no município de Moji Mirim. Em 26 de novembro de 1921, foi criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Conchal.

A Constituição de 1946 facilitava aos distritos a elevação a município. Assim, foi realizado um plebiscito entre os habitantes de Conchal, cujo resultado foi favorável a sua elevação a município, ocorrida em 24 de dezembro 1948.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão