ORIGEM DO NOME DA CIDADE
   
Borebi (tupi): Segundo a prefeitura local, o nome significa rio das antas, mas no dicionário de tupi consta como couro de tatus. Foi fundada há aproximadamente 100 anos, como distrito de Lençóis Paulista. Emancipou-se em 1993.
 
DESTAQUE
 

Aguardando matérias e pautas.

 
 
CURIOSIDADES
 
Aguardando histórias e curiosidades.
 
HISTÓRIA
 
 

A mais antiga referência à região onde se localiza o município de Borebi data de 1721, quando as terras entre o rio Paranapanema e as cuestas de Botucatu começaram a ser divididas em sesmarias, doadas pelo rei D. João VI.

A região originouse da sesmaria de Antonio Antunes Cardia, onde mais tarde se assentaria o município de Lençóis, ao qual Borebi está ligado historicamente. Em 8 de agosto de 1898, foi fundado o Patrimônio de Santa Maria de Borebi, ocupado inicialmente por famílias de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses e sírios.

A economia foi direcionada para a cultura do café pois predominava, no local, o tipo de solo conhecido por “terra roxa”.

 

Essa cultura foi elemento organizador e propulsor do então patrimônio, produzindo uma classe social de aristocratas, os chamados “barões do café”, que valorizavam o estabelecimento de latifúndios. Em 22 de dezembro de 1922, foi criado  o distrito do município de Lençóis Paulista.

Com a crise do café em 1929, os grandes proprietários, não só de Borebi mas de todo o país, foram afetados. Desde então, o distrito teve lento desenvolvimento, tornando- se município autônomo apenas em 9 de janeiro de 1990. Diz-se que o vocábulo Borebi possui origem indígena e significa “pouso da anta”.

 
Fonte: Fundação SEADE - 2006
 
GASTRONOMIA
 
  Aguardando receitas típicas ou tradicionais desta cidade.  
 
HINO

 

Não há hino cadastrado.

 
 
BENS TOMBADOS
   
Esta cidade não possui, atualmente, bens tombados.
 
 
Galeria
 
Bandeira
 
 
Brasão